A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira inicia o atendimento de PrEP (Profilaxia Pré Exposição Sexual) nesta segunda-feira (22/05). O atendimento será realizado na Vigilância Epidemiológica, no edifício Ozório Thomaz, localizado à rua Luiz Gama, 365, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas.
A PrEP normalmente é prescrita para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas sexuais de maior risco para infecção pelo HIV, como: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores(as) do sexo e parcerias sorodiscordantes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra, não).
O simples pertencimento a um desses grupos não é suficiente para prescrição da PrEP, sendo necessária a avaliação da equipe de IST/Aids do Serviço de Assistência Especializada.
Na PrEP, a pessoa deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente todo mês. A PrEP deve ser combinada com outros métodos de prevenção já conhecidos, como o preservativo, que protege contra todas as demais ISTs.
A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método. Qualquer dúvida entrar em contato na Vigilância Epidemiológica (telefone 3585-2993).
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira