Como tem acontecido nos últimos anos, Porto Ferreira terá muitos representantes no concurso EPTV na Escola. Quinze estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino foram selecionados para participar da próxima etapa da competição realizada pela emissora regional de TV, afiliada da Rede Globo.
A comissão avaliadora, formada pelos coordenadores pedagógicos Rigby Lany Fadel (área de Língua Portuguesa e Inglês), Joseli Fortunato da Silva (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Marcos dos Santos Silva (Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio) e pelas professoras Marília Mendes Marcião (Colégio Cooperativo) e Simone Cristina Boldrin (Sesi) se reuniu no último dia 22 de junho, na Secretaria de Educação, para análise e seleção das redações.
Neste ano, o tema definido foi “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer a nossa relação com ela?”. Todos os alunos dos 9º anos do município tiveram a oportunidade de participar, com uma redação sobre o tema. O texto, de gênero livre, deveria ter de 15 a 25 linhas. As escolas ficaram responsáveis por pré-selecionar uma redação de cada turma de 9º ano e encaminhar para análise da comissão.
O objetivo do Projeto EPTV na Escola é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitindo que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal. Inclusive, os textos produzidos pelos alunos serão base de produção de uma série de reportagens exibidas durante os telejornais da emissora.
Além disso, o concurso possibilita a integração entre as escolas e propicia aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento. Para auxiliar os estudantes participantes, a Secretaria de Educação, através da Divisão de Ensino e seus coordenadores pedagógicos, realizou, no último dia 31 de maio, uma transmissão ao vivo com dicas e conteúdo acerca do tema da redação.
O próximo passo será a visita dos alunos aos estúdios da EPTV, em São Carlos, momento em que conhecerão detalhes da produção e transmissão do jornal e poderão trocar experiências com os profissionais do jornalismo. A premiação do 1º ao 10º colocado será um televisor HD, os professores orientadores dos finalistas receberão uma assinatura anual da Globoplay e a escola do 1º colocado ganha um notebook ou um tablet.
“Ficamos impressionados com a qualidade dos textos. Pudemos perceber que os alunos se empenharam e que os professores fizeram um ótimo trabalho, com o auxílio das informações e dicas que transmitimos em nossa live”, afirmou a coordenadora pedagógica Rigby Fadel.
Abaixo, segue a relação dos alunos aprovados para a próxima etapa do concurso EPTV na Escola 2023:
Aluno – Unidade educacional
- Bruno Peruzzo Ton – EMEFM Mário Borelli Thomaz.
- Heloísa Scorsolino Comin – Colégio Arquimedes.
- Felipe Batista Onaga – EE Profª Pedrina Pires Zadra.
- Maria Júlia Severo Ferreira – EMEFM Mário Borelli Thomaz.
- Maria Antônia Ernesto da Silva – EMEFM Mário Borelli Thomaz.
- Eduarda Betti de Almeida – EMEFM Mário Borelli Thomaz.
- Luiz Henrique Calixto Leal – Colégio Cooperativo.
- Weslley Francisco de Paula Duarte – EMEFM Mário Borelli Thomaz.
- Vinicius Pedro da Cruz Borges – EMEFM Mário Borelli Thomaz.
- Maria Luiz de Luca Garcia – Sesi.
- Moisés Gustavo Santos Ferreira – EE Washington Luiz.
- Mirellen de Lima Silva – EE Washington Luiz.
- Flávia Alessandra Vilaça – EE Washington Luiz.
- Maria Clara da Silva – EE Washington Luiz.
- Beatriz Santos de Azevedo – EE Djalma Forjaz.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira