Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de água são tubulações bastante presentes na rotina dos ferreirenses. Responsáveis por distribuir a água à população, as redes são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, elas também têm uma vida útil. A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, possui um programa anual de trocas e extensões de redes.
No primeiro semestre de 2023, por exemplo, a concessionária realizou obras de extensões de rede em 1,7 quilômetros, para a implantação da nova adutora de água tratada ETA Corrêa-Porto. Cerca de 15 mil pessoas e 17 bairros foram beneficiadas.
As novas tubulações implantadas nesse primeiro semestre na cidade são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação. Além disso, é de fácil manuseio e instalação, com durabilidade superior a 50 anos.
Substituição de redes de água em 2023
Além das obras de extensão das tubulações de água, a BRK também executou neste primeiro semestre, a substituição de 200 metros de tubulações. “Com essa troca, reduzimos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos. Além disso, aumentamos vazão e pressão, consequentemente, a disponibilidade de água para os bairros, favorecendo a comunidade”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.
Para o segundo semestre de 2023, há ainda previsão de troca de mais de 300 metros redes de água na região central do município.