Unir história e tecnologia, passado e futuro. Sob essa premissa e, no intuito de comemorar o aniversário de 127 anos de Porto Ferreira, os alunos das unidades de Ensino Fundamental – Anos Iniciais desenvolveram atividades durante as aulas de robótica contemplando os principais pontos turísticos da cidade. O projeto foi coordenado pela Divisão de Ensino, por meio das Coordenações Pedagógicas das áreas de Ciências da Natureza e de Inovação e Tecnologia.
Durante o final de junho e após o retorno do recesso escolar, os alunos desenvolveram protótipos que representassem os pontos históricos e turísticos de Porto Ferreira. Ponte metálica, balsa e barcos, antiga estação de trem (atual Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira), Igreja da Matriz e coreto, Parque Estadual, olarias, portais da cidade e suas cerâmicas serviram de inspiração para os alunos. A Coordenação Pedagógica disponibilizou informações e fotos de cada um dos locais, de forma a auxiliar os alunos na produção de seus trabalhos.
Os trabalhos foram supervisionados pelos professores de robótica e culminaram na 1ª Mostra de Robótica. Ao invés das conhecidas maquetes, feitas com isopor e plástico, materiais que podem degradar o meio ambiente, optou-se por desenvolver o projeto através dos kits de robótica, contextualizando com as aulas de ciências, história e geografia, que abordaram a história da cidade e seus pontos turísticos.
A tecnologia, na qual está inserida a robótica educacional, é uma tendência mundial e já ocupa espaço de destaque na vida dos alunos. E isso não se trata apenas do aprender brincando, mas um método de ensino específico para o desenvolvimento dos envolvidos, sejam alunos ou profissionais da Educação.
As aulas de robótica sempre são contextualizadas com outras áreas do conhecimento, abrangidas pelo Currículo Paulista, oferecendo momentos lúdicos e desafiadores, possibilitando a ampliação do desenvolvimento do raciocínio lógico e contribuindo para a assimilação e melhor entendimento dos assuntos abordados nas diversas disciplinas. Elas também estimulam a criatividade, a concentração, o foco e até o trabalho em equipe e a tomada de decisões.
E os trabalhos ficaram expostos nas unidades e puderam ser apresentados aos pais, durante as reuniões ocorridas no início do 2º semestre letivo. Pais e responsáveis puderam acompanhar as miniaturas dos pontos turísticos e ouvir um pouco da história de cada um deles, contadas pelos próprios alunos. Professores e diretores das unidades certificaram a evolução dos alunos na utilização dos equipamentos de robótica.
“É gratificante ver as crianças envolvidas com um material atual e inovador em nossa rede. Eles são muito conectados com as inovações tecnológicas e aprendem muito rápido. E a Secretaria de Educação conseguiu conectar a história do município às aulas de robótica”, afirmou Richard Moretto, coordenador pedagógico da área de Ciências da Natureza.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira