O Governo Municipal entregou na manhã desta segunda-feira (04/09) as obras de ampliação e revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Mosart Baggio, no Jardim Águas Claras.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles: o prefeito Rômulo Rippa; o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo; o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Rodrigo de Oliveira; os vereadores João Lázaro Batista, Priscila Franco de Oliveira, Renato Pires da Rosa e Rodrigo Louzada; os secretários Vera Visolli (Saúde) e Alan João Orlando (Obras e Desenvolvimento Urbano), representando os demais secretários presentes; a viúva do Dr. Mosart Baggio, Dalva Rosim Baggio, e a filha Vera Lucia Baggio.
A ampliação e revitalização foi custeada com recursos de uma emenda impositiva ao orçamento municipal, apresentada pelo vereador licenciado e atual secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Alan João Orlando, e uma emenda ao orçamento do Governo do Estado apresentada pelo deputado estadual Caio França (PSD), a pedido do secretário Alan.
Foram investidos mais de meio milhão de reais nas melhorias, que tiveram por objeto a duplicação da área construída – de 106 m2 para 220 m2 –, com mais salas e espaço para atendimento da população.
Lembrando que o atual governo municipal já havia promovido uma revitalização desta USF no ano de 2019.
Dr. Mosart Baggio
Filho de Ettore Baggio e Thereza Rissi Baggio, o Dr. Mosart Baggio nasceu na cidade de Pirassununga, em 10 de setembro de 1930. Em 1951 concluiu seus estudos de ginásio e científico no Instituto de Educação daquela cidade e, no ano seguinte, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Diplomou-se médico em dezembro de 1957.
Após um ano fazendo estágio em hospitais do Rio e São Paulo, em dezembro de 1958 mudou-se para Porto Ferreira, iniciando assim sua vida profissional no município.
Em 22 de julho de 1961 casou-se com a professora Dalva Rosim, e desta união nasceram as filhas Vera Lúcia (médica), Maria Cristina (médica), Vânia Maria (médica), Silvia Maria (advogada) e Valéria Maria (dentista).
Em 1997 recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Ferreirense, numa justa e merecida homenagem, embora ele declarasse, na época, que há muito tempo já se considerava um cidadão da terra.
Dr. Mosart foi um dos médicos mais queridos e conhecidos de Porto Ferreira. Sempre atendeu a todos sem distinção desde que iniciou sua carreira profissional, sendo admirado tanto pelos seus inúmeros pacientes como também por todos os seus colegas de profissão. Faleceu em 28 de agosto de 2020, nesta cidade, aos 89 anos de idade.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos