A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e a maior de capital fechado, está com inscrições abertas para a primeira edição do Prêmio de Jornalismo que reconhecerá as melhores reportagens sobre a psoríase pustulosa generalizada (PPG) publicadas durante 2023. Os jornalistas podem concorrer em duas categorias: impresso (jornais, revistas, encartes, pôsteres etc.) e eletrônico (websites, rádios, podcasts ou telejornalismo). O primeiro colocado de cada categoria receberá um prêmio de R$10.000,00. Os segundos e terceiros lugares também serão contemplados com valores em dinheiro.
“A Boehringer acredita que a imprensa desempenha um papel crucial na conscientização sobre doenças graves e os jornalistas são agentes fundamentais nessa missão de esclarecimento e sensibilização da sociedade. Por isso, esperamos que este prêmio seja um catalisador para a criação de reportagens de alta qualidade, abordando essa enfermidade de extrema importância”, ressalta Bruno Zani, Gerente de Comunicação da Boehringer Ingelheim no Brasil.
Todos os detalhes e diretrizes do edital estão disponíveis no site: Link. Um júri composto por especialistas do setor de saúde avaliará os projetos com base em critérios como a qualidade e precisão das informações, valorização da jornada das pessoas com PPG, contribuição para aprimorar o atendimento, inclusão do tema nas políticas de saúde para doenças raras, abordagem holística da doença, linguagem acessível ao público leigo e diversidade de fontes. Os vencedores serão anunciados no início de 2024.
Sobre Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG)
É uma doença inflamatória crônica da pele que afeta 9 em cada 1 milhão de habitantes no Brasil1. Ela afeta principalmente a pele, mas pode comprometer o paciente também de forma sistêmica. É rara, crônica, frequentemente imprevisível e potencialmente grave, caracterizada pela presença de pústulas (pequenas bolhas de pus) estéreis e dolorosas em todo o corpo. É geneticamente e clinicamente diferente da psoríase em placas.2,3*
A PPG é causada pelo acúmulo de neutrófilos (um tipo de célula branca do sangue) na pele. A evolução clínica varia, com alguns pacientes tendo uma doença recorrente com crises repetidas e outros tendo uma doença persistente com crises intermitentes.3* Embora a gravidade das crises de PPG possa variar, se não forem tratadas, podem levar à hospitalização e representar risco de vida devido a complicações como sepse e falência de múltiplos órgãos e sistemas.2*
Por isso, a escolha deste tema é guiada pela urgente necessidade de discussão em torno da doença. Não apenas pela sua raridade e desconhecimento, mas também devido à invisibilidade dos pacientes que convivem com a PPG, muitas vezes silenciados pelo receio do preconceito.
Sobre a Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 53 mil funcionários que atuam em mais de 130 mercados em três áreas de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e fabricação de biofármacos. Sua atuação é direcionada para terapias inovadoras que transformam vidas, hoje e para as próximas gerações.
Como uma empresa biofarmacêutica líder em pesquisa, a Boehringer Ingelheim cria valor por meio da inovação em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Em 2022, obteve vendas líquidas de 24,1 bilhões de euros e investiu 5 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 21% das vendas líquidas.
No Brasil desde 1956, a companhia atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábrica em Paulínia. Pelo sétimo ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos. E, mais recentemente, a companhia recebeu a certificação do instituto Great Place to Work, que reconhece as organizações que são consideradas pelos (as) seus colaboradores (as) como um ótimo lugar para se trabalhar.
Referências:
- *1) Soares, CPCC et al. Psoríase Pustulosa Generalizada no Brasil: Um retrato baseado no DATASUS. Poster apresentado no 17º Congresso Paulista de Saúde Pública, outubro/2021.
- *2) Crowley JJ, et al. A brief guide to pustular psoriasis for primary care providers, Postgraduate Medicine. 2021;133:330–344.
- *3) Navarini AA, et al. European consensus statement on phenotypes of pustular psoriasis. JEADV. 2017;31:1792–1799.