A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou na manhã dess quarta-feira, 20, uma operação que tem por objetivo combater uma organização criminosa que pratica estelionato e outros crimes contra mais de 50 mil pessoas em Brasília e em outras partes do país.
Durante operação a PC do DF ocorreu a prisão de uma pastora evangélica envolvida no suposto esquema de estelionato contra fiéis. A Polícia não revelou seu nome.
Denominada “Falso Profeta”, a operação tinha dois mandados de prisão preventiva, e 16 mandatos de busca e apreensão. De acordo com a investigação, os suspeitos formaram uma rede criminosa organizada que tinha por finalidade obter vantagem econômica por meio da prática apelidada de “Nesara Gesara”, em que prometia rentabilidade estratosférica às vítimas.
De acordo com a investigação, iniciada há cerca de um ano, o grupo é composto por cerca de duzentos integrantes, incluindo dezenas de lideranças evangélicas intituladas pastores, que induzem e mantêm em erro as vítimas, normalmente fiéis que frequentam suas igrejas. A operação desta manhã é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária, que é vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DOT/DECOR).
*Fontes: jovempan.com.br e www.estadao.com.br