A quarta edição da Feira de Educação Empreendedora, realizada no último sábado (21/10) reuniu centenas de pessoas na praça Cornélio Procópio (Praça da Matriz). Alunos, professores, pais e cidadãos puderam conferir o trabalho realizado durante o ano letivo nas aulas de Empreendedorismo, que compõe a grade curricular do Ensino Fundamental e Médio, e adquirir diversos produtos.
Borrifador de ambiente, sachês perfumados, aromatizadores de ambiente; mudas de manjericão, cheiro verde, tomate cereja, arruda, alecrim, hortelã, rúcula, sálvia, acerola e pitanga; bilboquê, pebolim, vai e vem, feitos com materiais recicláveis; bolos, brigadeiros; estojos, porta lápis, peso de porta e esculturas, são apenas alguns exemplos dos materiais produzidos e comercializados pelos alunos.
Além das ervas aromáticas, temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos, sabores e cores, e artesanato sustentável, as unidades educacionais também trouxeram para a feira a locação de brinquedos infláveis, como pula-pula e escorregador e projetos sociais voltados ao plantio de árvores no município, arrecadação de alimentos para famílias carentes, e bazar para troca de roupas e calçados.
O evento também contou com a participação dos alunos do Projeto Canto Coral da unidade do Jardim Anésia, desenvolvido pela professora Daniele Almeida Pindobeira Guetti, pós-graduada em Educação Musical Escolar pela UFSCar. Os alunos apresentaram duas músicas e encantaram os presentes.
As aulas de Empreendedorismo fazem parte do Currículo Paulista e são ofertadas através de disciplina específica e ações multidisciplinares, com o objetivo de formação de crianças e jovens para o empreendedorismo. O município possui parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que oferece formação específica aos professores e material didático aos alunos.
São contemplados com o programa alunos da EMEIEF Professora Laura Salgueiro Torres (Jardim Salgueiro), Emef do Caic Professor João Teixeira (Jardim Independência), Emef Professor Agostinho Garcia (Jardim Anésia), Emef Professor Bráulio Teixeira (Cristo Redentor), Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra D’água), Emef Professora Noraide Mariano (Jardim Primavera), Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello), Emef Wladimir Salzano (Vila Maria) e EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro).
Lei Municipal nº 3.402, de 22 de novembro de 2017
A legislação instituiu no município o Programa de Educação Empreendedora, que tem como objetivo a formação de cidadãos com conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras, que poderão gerar benefícios e prosperidade para si e para sociedade, de modo a decidirem sobre o futuro profissional e da localidade em que estão inseridos.
*por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira