Começar o ano com um bom planejamento de ações para vender mais ao longo do ano é essencial para quem empreende. Conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajudam o empresário a se antecipar para não perder o timing das oportunidades.
Outra aposta é o relacionamento com os clientes: as comemorações também contribuem para uma aproximação mais duradoura com o público consumidor, para negócios que se estendam além da data festiva.
São ao menos 50 datas, oficiais ou informais, com os mais variados temas: dia do Sexo, do Chocolate, do Autocuidado. Para auxiliar nesse planejamento, o Sebrae recomenda que o empreendedor organize um calendário personalizado para o seu negócio como uma ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas diárias com mais eficiência.
O mês de janeiro traz possibilidades para comércio e serviços em decorrência do verão, das férias e da volta às aulas. Além disso, o clima de pré-Carnaval começa a esquentar em várias cidades pelo país. Para quem empreende no setor de beleza, a dica é aproveitar 19 de janeiro, quando se celebra o Dia do Cabeleireiro, para dar visibilidade a pequenos negócios do ramo.
O primeiro semestre do ano é marcado por outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia da Mulher, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia de São João. É preciso ficar atento às mudanças no calendário, pois 2024 é um ano bissexto. A sexta-feira de Carnaval, por exemplo, será dia 9 de fevereiro. A Páscoa, tradicionalmente em abril, neste ano será celebrada em 31 de março.
O segundo semestre, por sua vez, começa no clima da Olimpíada de Paris, com abertura marcada para 26 de julho e encerramento no dia 11 de agosto.
O período é favorável para os negócios que atuam no setor de Alimentação e Bebidas, que também podem se beneficiar com o Dia Internacional do Chocolate, Dia da Pizza, Dia Internacional da Cerveja, Dia do Sorvete e Dia do Pão. Além disso, o período é marcado por grandes datas comerciais do varejo como o Dia das Crianças e a Black Friday.
Confira abaixo as principais datas para aquecer as vendas em 2024:
JANEIRO
- 07 – Dia do Leitor
- 19 – Dia Nacional dos profissionais da beleza (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador)
- 26 – Dia da Gula
- 30 – Dia da Saudade
FEVEREIRO
- 13 – Terça-feira de Carnaval
- 14 – Valentine’s Day (Dia Mundial do Amor)
MARÇO
- 8 – Dia Internacional da Mulher
- 15 – Dia do Consumidor
- 20 – Dia Internacional da Felicidade
- 31 – Páscoa
ABRIL
- 5 – Dia do Filho
- 13 – Dia do Beijo
MAIO
- 12 – Dia das Mães
- 24 – Dia Mundial do Hamburguer
- 25 – Dia do Orgulho Nerd
JUNHO
- 7 – Dia Nacional do Vinho
- 12 – Dia dos Namorados
- 24 – Dia de São João
- 28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
JULHO
- 5 – Dia do Biquini
- 7 – Dia Internacional do Chocolate
- 10 – Dia da Pizza
- 13 – Dia Mundial do Rock
- 16 – Dia do Comerciante
- 20 – Dia do Amigo
- 24 – Dia Internacional do Autocuidado
- 26 – Dia dos Avós e abertura das Olimpíadas de Paris
- 31 – Dia do Orgasmo
AGOSTO
- 7 – Dia Internacional da Cerveja
- 11 – Dia dos Pais
- 18 – Dia da Informática
- 21 – Dia Internacional da Moda
SETEMBRO
- 1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
- 6 – Dia do Sexo
- 15 – Dia do Cliente
- 23 – Dia do Sorvete
OUTUBRO
- 4 – Dia dos Animais
- 5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
- 12 – Dia das Crianças
- 15 – Dia do Professor
- 15 – Dia do Consumo Consciente
- 16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação
- 29 – Dia do Livro
- 31 – Halloween
NOVEMBRO
- 1 – Dia do Veganismo
- 19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
- 20 – Dia Nacional da Consciência Negra
- 29 – Black Friday/Cyber Monday
DEZEMBRO
- 25- Natal
- 31 – Ano Novo
*Fonte: Diário do Comércio de São Paulo