A ORIGEM DE UMA CULTURA CARNAVALESCA EM PORTO FERREIRA – 1ª Parte

Em poucas palavras, de um modo simples, a cultura é resultante atitudes comportamentais constantes, repetidas por determinada população, que passa se tornar um hábito e, com o tempo, integra a prática social de um povo de determinada localidade.

Desta forma ocorreu no carnaval de rua em Porto Ferreira. Deixando de lado a origem do entrudo, e considerando-o já instituído no município, segundo Bragioni (2020) “o carnaval ferreirense de 1934 registrou o princípio de uma diferente brincadeira, por meio da inusitada alegoria de um humilde “Boi”, dançando ao compasso de uma zabumba, que pertenceu à popular Maria Angélica – incentivadora do samba e das melodias africanas.

Os instrumentos de percussão como a zabumba predominaram, a partir da década de 30, em alguns carnavais de rua brasileiros, incentivados pelo governo de Getúlio Vargas – que financiava as escolas de samba – por questões ideológicas e inspirado no fascismo italiano, com o intuito de suprimir os instrumentos de sopro do samba (“modismos importados”), aproximando-o de uma marcha, e de atribuir uma identidade nacional (NARLOCH, 2011).

Mas qual seria a verdadeira origem da associação do boi ao carnaval ferreirense?

Utilizando o método histórico comparativo, vamos elaborar uma nova interpretação do passado, a qual, ao ser negligenciada, não nos permite compreender o motivo desta tradição ter caído no gosto popular, tornando-se constitutiva da cultura local.

De acordo com Bragioni (2011):

 “Orestes Rocha, baseando-se em depoimentos orais, descreve as rústicas características da criação do “Boi”, feito por sobras de materiais da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e por “uma armação de bambu envolto em tiras de saco de estopa (juta) e coberto com pedaços de lona. Depois de pronto era pintado com pó de sapato (tinta preta).”

 “A fera, inicialmente, era confeccionada por Florisbelo David, Picolino, Sai Cedo, Antonio Martins (pai), Leodobino, Coimbrão e outros funcionários da Companhia Paulista”. (Revista do Centenário de Porto Ferreira)

ARTUR NOGUEIRA

A primeira manifestação do boi no interior do Estado de São Paulo foi em Artur Nogueira. Segundo a citação:

“Em 2024, o Bloco da Vaca completa 94 anos de história em Artur Nogueira. A primeira confecção da vaca ocorreu em 1928, quando o bloco ainda se chamava Banda do Boi. Produzidas com base de cipó, cabeça de vaca, revestidas com espuma e pintadas à mão, elas costumam ter, em média, 30 kg”.   (PORTAL NOGUEIRENSE, 10/01/2024)

Outra fonte cita que o boi foi criado por volta de 1930 “por famílias tradicionais do município, Montoya e Duzzi, que trouxeram a brincadeira inspirada nas touradas espanholas. Nessa época os homens se fantasiavam de mulher e saiam no bloco levando chifradas da vaca”. (Globo.com, março 2014). 

Portanto, ao considerarmos a data de origem e as características similares de confecção do boi, acredita-se que a tradição do boi surgiu, primeiramente, em Artur Nogueira, expandindo-se para outros municípios da região.

PAMPLONA

Em Pamplona (Espanha) acontece a tradicional “Festa de San Fermín”. Trata-se de uma ancestral tradição ibérica relacionada aos touros, considerados como representantes das forças da terra.

Existem dois momentos no evento cultural: o encierro, a conhecida corrida de touros pelas ruas da cidade; e o txupinazo (ou chupinazo), momento de aglomeração dos participantes para o estouro de fogos, mas que modernamente se tornou o momento da festa em que os celebrantes permanecem nas ruas, regados a uma grande quantidade de álcool.

As corridas de touros ocorrem pelas estreitas ruas do centro antigo da cidade, acompanhadas de uma multidão ao lado e à frente dos touros, muitas vezes, acompanhadas de pisoteamentos e chifradas. (WIKIPEDIA, 2024)

(Continua na próxima edição…)

* Renan Arnoni: Bacharel e Licenciado em História- UNESP, Pós-Graduado em "Gestão Cultural – cultura, desenvolvimento e mercado”  e  Analista Comportamental. Coautor do livro “Aspectos Históricos de Porto Ferreira” – volume II (2013); autor do livro História Social e Econômica de Porto Ferreira (2020). Pesquisador Digital Influencer e Produtor Cultural.

 

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