TV Globo São Paulo e EPTV Campinas estreiam coprodução inédita nas tardes de sábado

Em parceria inédita de coprodução não-jornalística, as emissoras TV Globo São Paulo e EPTV, afiliada à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, estreiam o programa Interurbano, que será transmitido nas duas emissoras nas tardes de sábado de maio e junho.

Apresentado em conjunto pelos repórteres Cauê Fabiano e Edilaine Garcia, o programa acompanha o fenômeno da interiorização ao abordar as conexões existentes entre as cidades de São Paulo (SP) e Campinas (SP), valorizando histórias afetivas, culturais e gastronômicas que aproximam as duas regiões. Interurbano vai ao ar para a região de São Paulo, na TV Globo São Paulo, nos dias 18 e 25 de maio, depois de Cheias de Charme, e nos dias 25 de maio e 01 de junho, após o programa Mais Caminhos, na EPTV Campinas, que abrange 49 municípios.

Essa é a primeira parceria entre as duas emissoras na produção de entretenimento. Com duração de 40 minutos por episódio, Interurbano aproxima ainda mais os 92 quilômetros entre Campinas e São Paulo, provando que as duas cidades não estão conectadas apenas pela Rodovia dos Bandeirantes. Da mortadela às ferrovias, do café ao prato feito e do lazer ao trabalho, o programa evidencia os pontos em comum que mesclam os limites entre capital e interior.

Para Max Oliveira, diretor da TV Globo São Paulo, investir em conteúdo regional é representar a sociedade. "Somos contadores de histórias, e temos ótimas que conectam as duas regiões. A partir daí, decidimos pela coprodução, marcando a 1ª iniciativa de conteúdo não-jornalístico entre a TV Globo SP e a EPTV. Dar visibilidade a temas e assuntos que são relevantes para a população sinaliza respeito às tradições, aos hábitos e costumes dessas regiões. As cidades de São Paulo e Campinas sempre foram conectadas pela história, e hoje vários setores são interdependentes. Para nós, faz muito sentido apresentar e ajudar a contar um pedacinho de cada uma dessas histórias", diz. 

A parceria entre TV Globo e EPTV na produção de Interurbano reforça o regionalismo e demonstra o movimento de interiorização e a tendência de grandes centros investirem no interior. De acordo com o IPC Maps, em 2023, a participação das capitais no mercado consumidor caiu de 29,07% para 27,95%, enquanto o interior foi responsável por 54,8% do consumo nacional.

Segundo Richard Aguiar, diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, o programa ressalta a força do regionalismo para o público das duas regiões, e o compromisso da emissora em também mostrar o hiperlocalismo. "Trata-se de um programa regional, mas também hiperlocal, pois estamos abordando assuntos e conceitos locais de cada área de cobertura. Foram meses de pesquisa e desenvolvimento do conteúdo, com o objetivo de buscar os pontos de identificação e conexão entre as duas metrópoles paulistas”.

Fabiana Valle Teixeira, gerente de Entretenimento do Grupo EP, conta que o programa explora a memória afetiva das fontes entrevistadas e utiliza uma linguagem própria da dramaturgia. "Estamos trazendo essa força regional entre duas metrópoles tão próximas e que, apesar da dicotomia entre capital e interior, não são tão diferentes entre si. Usamos uma linguagem mais artística, parecida com a de uma novela, para de fato contar uma história".

Serviço: Interurbano

1- TV Globo – São Paulo

  • Datas: 18 e 25 de maio (sábado)
  • Horário: 14:30
  • Onde: TV Globo SP

2- EPTV – Campinas

  • Datas: 25 de maio e 01 de junho
  • Horário: 15:30
  • Onde: EPTV Campinas e também disponível pela Globoplay

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 43 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,39% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2023 / IPC Maps 2023). Redes sociais: @negocios.ep 

*Por Agência ERA® – Mariana Cruz –  mariana@agenciaera.com.br 

 

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,42
BRL/EURR$6,39
BRL/BTCR$602.422,22
BRL/ETHR$13.866,5
06 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 06 Jul 2025 15:05 UTC
Latest change: 06 Jul 2025 15:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.