O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Estado de São Paulo recebe cerca de 50 mil ligações por dia por meio do 190, ferramenta utilizada para casos de emergência e pedidos de ajuda.O atendim ento funciona 24 horas e atende todo o território paulista. Ao receber a ligação, o atendente detecta o tipo de problema e, de acordo com as necessidades da vítima, pode encaminhá-la para um setor especializado da central.
Em casos que envolvam violência doméstica, por exemplo, a vítima pode ser direcionada para uma policial da Cabine Lilás – programa inaugurado em março voltado para atender de forma mais técnica e humanizada as mulheres vítimas de agressão. Já quando há solicitações feitas por estrangeiros de língua inglesa ou espanhola, a ligação é transferida para um intérprete de línguas do Copom.
O canal também atende serviços do Corpo de Bombeiros (193) e do Disque Denúncia (181). “O 190 é a verdadeira conexão do cidadão paulista com a Polícia Militar em casos emergenciais”, enfatiza o comandante do Copom, coronel Carlos Lucena.
Despacho de viaturas
Toda situação que envolve quebra de ordem pública ou um risco iminente à vida ou patrimônio, é feito um acionamento de viaturas que se deslocam até o local da ocorrência. Logo no início dessas ligações é gerado, automaticamente, um talão de “pré-ocorrência”, que é encaminhado ao batalhão mais próximo do endereço da solicitação feita pela vítima. Lá, imediatamente, uma viatura é despachada ao local dos fatos.
“Depois que é gerada a pré-ocorrência, o atendente fica no telefone com a vítima para colher informações complementares que possam ajudar a equipe na viatura que já está a caminho do local”, explica Lucena. “Trabalhamos para que o atendimento seja realizado no menor tempo possível. Isso salva vidas”, diz. Durante a ligação a vítima não é obrigada a se identificar, garantindo o anonimato.
*Fonte: site do governo de SP