O inverno 2024 começa astronomicamente na próxima quinta-feira (20), às 17h51 pelo horário de Brasília, quando haverá o solstício de inverno.
A Climatempo diz que a formação e a intensificação gradual do La Niña – fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e Leste do Oceano Pacífico Equatorial – terá influência no padrão de temperatura e de chuvas no decorrer do inverno deste ano. O inverno de 2023 foi marcado pelo fenômeno El Niño – quando ocorre o aquecimento do Pacífico.
Vem chuva e frio para interior de SP?
Mesmo com o La Niña, contudo, a meteorologia indica um inverno com tempo seco no Sudeste, especialmente no interior de São Paulo.
“MUITAS ÁREAS, ESPECIALMENTE NO NORTE DE SÃO PAULO, PODERÃO PASSAR OS MESES DE JULHO E AGOSTO INTEIROS SEM CHUVA NENHUMA. O TEMPO SECO PERSISTE EM SETEMBRO, COM VOLUMES ABAIXO DA MÉDIA EM TODAS AS ÁREAS. O AR FICA MUITO SECO, MAIS DO QUE EM 2023” – Climatempo
As temperaturas devem permanecer acima da média por conta da atuação frequente e persistente de bloqueios atmosféricos, que favorecem tempo seco, de acordo com a Climatempo.
“O AR FRIO POLAR CHEGA A ALGUMAS OCASIÕES EM JULHO, PRINCIPALMENTE NO SUL E LESTE DE SÃO PAULO. NO INTERIOR, O AR FRIO CHEGA MENOS VEZES EM FUNÇÃO DOS BLOQUEIOS. MESMO COM O AR FRIO TENDO RESISTÊNCIA EM AVANÇAR, HÁ POSSIBILIDADE DE QUEDAS ACENTUADAS E ONDAS DE FRIO SOBRE O ESTADO PAULISTA, COM MAIOR RISCO DE GEADAS COMPARADO A 2023. JÁ SETEMBRO TENDE A SER MUITO QUENTE E PROPENSO A ONDAS DE CALOR” – Climatempo
*Fonte: www.acidadeon.com/ribeiraopreto