A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, iniciou nesta semana a substituição de duas comportas instaladas na captação de água bruta do município. Elas são responsáveis pela abertura e fechamento de um canal que permite controlar o volume de água para a operação das bombas responsáveis por retirar a água do rio Mogi Guaçu. O objetivo da ação é ampliar a segurança operacional do sistema.
As obras para a troca das duas comportas da estação de captação no rio Mogi têm previsão de duração de 20 dias úteis e incluem a remoção das já existentes e o desassoreamento do canal. Durante o período de intervenção, não haverá impacto no fornecimento de água tratada à população.
O funcionamento das comportas tem grande importância na operação da captação. Elas atuam para impedir o retorno da alimentação da bomba flutuante em períodos de estiagem, aumentando o nível no poço de sucção e melhorando a vazão de água bruta captada.
Com o equipamento novo, fabricado em aço inox, a expectativa é de que o controle da vazão de água no canal seja mais eficaz e seguro.
“A intervenção para a substituição das comportas foi cuidadosamente planejada e será de grande importância para os trabalhos na estação de captação. Ações como essa reforçam a preocupação da concessionária em manter o abastecimento de água com alta eficiência”, destaca Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.
*Por Cristian Barbosa – Comunicação – Regional SP