Em solenidade realizada na noite de quarta-feira (21/08), a Secretaria de Educação de Porto Ferreira fez a outorga da Medalha Lourenço Filho, edição 2024, como forma de reconhecer o mérito dos profissionais pela contribuição dada à melhoria da qualidade da Educação Básica, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedidas.
Ainda na cerimônia ocorreu também a entrega da honraria Ordem do Mérito Educacional Lourenço Filho a educadores que contribuíram significativamente com o ensino público municipal.
Os prêmios foram instituídos pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e pelo Plano Municipal de Educação, Lei Municipal nº 3.186/2015.
A Medalha Lourenço Filho está em sua sétima edição e tem entre seus objetivos reconhecer o trabalho dos educadores do município, que no exercício de suas atividades, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica.
Para a edição de 2024, foram aceitas as práticas desenvolvidas no presente ano. Os trabalhos foram avaliados durante o VII Fórum Municipal de Educação pelos pares, totalizando 525 votos nos dois dias do evento, e pelos integrantes do Conselho Municipal de Educação, os quais definiram os ganhadores.
Em relação à Ordem do Mérito Educacional Lourenço Filho, a escolha foi feita pelo Conselho Municipal de Educação, em votação interna, no mês de julho.
A mesa principal da cerimônia foi composta pela secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, e pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Marina Ferreira Baldesin.
1- Veja a seguir os agraciados com a medalha:
Educadora: ANA PAULA DA SILVA
- CATEGORIA: I – PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO
- Trabalho: QUAL É A COR DO AMOR
Professora/Coordenadora: JANICE ANTONINI MONTALVÃO
- CATEGORIA: III – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ECOLÓGICA E/OU AMBIENTAL
- Trabalho: DESEMPAREDAMENTO: A CRECHE COMO LUGAR DE ENCONTRO COM A NATUREZA
Professora/Coordenadora: DANUSA MARIN DOS SANTOS
- CATEGORIA: IV – PRÁTICA DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS
- Tabalho: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA: 3º BIMESTRE
Professor: ELTON FAGNER AMÉRICO DA COSTA
- CATEGORIA: V – PRÁTICAS DE EQUIDADE, CULTURA DE PAZ E CIDADANIA
- Trabalho: RESPIRAÇÃO, LEITURA E CANÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO
Professor/Coordenador: JOÃO MARCO SALVADOR DO NASCIMENTO
- CATEGORIA: VI – PRÁTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL
- Trabalho: GESTÃO EDUCACIONAL DIGITAL: GANHOS DE EFICIÊNCIA
Professora: MELINA MARIA DELSIN GALLO
- CATEGORIA: VII – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
- Título do trabalho: UMA FAMÍLIA MUITO LOUCA – UM LIVRO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Professora: RAFAELA FERREIRA PINTO
- CATEGORIA: VIII – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL
- Trabalho: O PAPEL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
Professora: KÁTIA CRISTINA DO NASCIMENTO SCARELLI
- CATEGORIA: IX – PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM REALIZADAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
- Trabalho: ERA UMA VEZ: O FLORESCER DO BAOBÁ
Professora: ERICA CRISTINA DE MELLO
- CATEGORIA: X – PRÁTICAS CORPORAIS, MOVIMENTO E SAÚDE
- Título do trabalho: O ENSINO DAS GINÁSTICAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
2- Homenageadas com a Ordem do Mérito Educacional Lourenço Filho:
- CATEGORIA: EDUCAÇÃO INFANTIL
- Professora: TEREZA LÚCIA GENTIL
- CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
- Professora: ELISABETH BORGES BERTONHA
- CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO
- Professora: CERES BORELLI
Sobre Lourenço Filho
Nascido em 10 de março de 1897 na cidade de Porto Ferreira (SP), Manoel Bérgstrom Lourenço Filho optou pela carreira do magistério, abandonando o segundo ano de Medicina. Na sua trajetória enquanto docente desfrutou da prática administrativa e organizacional dirigindo a reforma da instrução pública no Ceará (1922-1923) e em São Paulo (1931-1932). Na década de 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro, exercendo funções de chefe de gabinete do ministro da Educação Francisco Campos. Durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal dirigiu o Instituto de Educação do Rio de Janeiro.
Foi diretor da Escola de Professores no Distrito Federal e do Inep, que então denominava-se Instituto Nacional de Pedagogia. Desenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula. Foi um dos precursores no estudo e publicações no âmbito da Escola Nova, com o livro Introdução ao estudo da Escola Nova, no fim da década de 30. Como docente lecionou disciplinas ligadas à Psicologia e à Pedagogia.
O estudioso desenvolveu seus escritos na vivência da administração e organização do ensino em diversas localidades brasileiras, portanto, se tornou um grande conhecedor da principal ferramenta educacional, a escola. Ele a definia como sendo uma sede com clientela específica de alunos, elementos docentes próprios, e, enfim, atividades prefixadas, segundo o ensino que ministre, seus horários e programas. Fosse à escola pública ou particular essa estrutura seria a mesma, pois, deveria estar adaptada às peculiaridades do trato educacional.
* Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira