O abastecimento de água tratada em um imóvel é vital para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Em Porto Ferreira, esse serviço é prestado pela BRK, concessionária responsável por captar, tratar e distribuir água potável na cidade, cumprindo com todas as determinações legais e parâmetros de qualidade exigidos para essa atividade.
Para abastecer todo o município são necessários mais de 329 quilômetros de tubulações que percorrem as ruas da cidade e ligam as residências aos reservatórios responsáveis pela distribuição de água. E para que o consumo de cada morador seja registrado, entra em cena o hidrômetro, aparelho que mede exatamente o quanto entra de água em cada imóvel.
“Este equipamento mede o volume de água consumido dentro de um imóvel e é acionado sempre que uma torneira, chuveiro ou descarga é usado”, comenta Rogério Lima, gerente comercial da BRK em Porto Ferreira.
Para instalação de um hidrômetro no imóvel, uma das exigências é instalar a caixa padrão, estrutura que irá abrigar o hidrômetro, na direção do ramal de ligação. Mas você sabe como é uma caixa padrão e onde encontrá-la? Com tamanho de 38,4cm x 34,9 cm, ela é encontrada em lojas de material de construção e deve conter a logo da BRK, pois é a única homologada e da qual a concessionária garante a qualidade e durabilidade.
“O hidrômetro é a forma correta e justa de medir a quantidade de água consumida. Quando um imóvel é conectado à rede de distribuição de água, este se torna mais um de nossos clientes e, assim, passa a dispor de todo o auxílio de nossas equipes técnicas para a melhor prestação do serviço e orientações necessárias”, esclarece Lima.
Os imóveis devem possuir caixa padrão, o que auxilia na eficiência e garantia da qualidade do trabalho realizado pela equipe de leitura da BRK que, mensalmente, visita cada um dos imóveis da cidade para conferir os dados do consumo. Para tanto, é imprescindível que o profissional da concessionária tenha acesso ao hidrômetro e isso deve ocorrer sem que haja risco à integridade física desta equipe e garantindo o conforto dos clientes.
Ataques de animais são bem comuns em Porto Ferreira, principalmente em residências que não possuem muros e os pets permanecem soltos no pátio. Além disso, o terreno do morador é uma área protegida por lei e só pode adentrar ao espaço pessoas autorizadas por ele.
“Quando o cavalete e o hidrômetro não estão instalados da forma adequada na divisa do terreno, próximos à calçada, isso dificulta o trabalho dos agentes comerciais, que por muitas vezes ficam impossibilitados de coletar os dados de consumo. Isso impacta diretamente na qualidade da prestação do serviço, uma vez que nessas situações pode ocorrer o faturamento baseado na média mensal daquele imóvel. A falta de acesso e, consequentemente, o impedimento de leitura, podem gerar distorções pontuais”, conclui o gerente.
Por isso, a concessionária orienta aos clientes que têm o hidrômetro instalado na parte interna do imóvel que procurem pela loja de atendimento da BRK para solicitar o remanejamento da ligação de água. O atendimento é das 8h às 16h, na rua Nelson Pereira Lopes, nº 199, no Centro.
*Por Tainá Marchi – Comunicação – Regional