Fruto do trabalho conjunto entre as médicas veterinárias Sara Santos e Mônica Klein-Gunnewiek, do Departamento de Extensão Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com apoio revisional do Grupo Técnico de Incentivo à Inspeção e Apoio à Agroindústria e do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (POA), da Defesa Agropecuária, a CATI lança, por meio de seu Centro de Comunicação Rural, o Manual Técnico 83: “Agroindústrias de Pequeno Porte: orientações para atendimento às boas práticas de fabricação de produtos de origem animal”
“O Manual Técnico pretende oferecer, de forma descomplicada, informações relevantes para quem deseja conhecer as regras básicas para a implantação de estabelecimentos fabricantes de produtos de origem animal e que estejam comprometidos com a qualidade e a inocuidade dos alimentos”, explica Sara, autora do Manual, em conjunto com Mônica.
De acordo com o diretor do Departamento de Extensão Rural da CATI, Alexandre Grassi, a publicação técnica visa atender produtores que têm buscado, na atividade agroindustrial, agregar valor a seus produtos, com profissionalização e aperfeiçoamento de suas atividades, de forma responsável e em consonância com as legislações existentes.
“O produtor, quando se reconhece como empresário rural, fortalece as bases de seu negócio. A implantação de agroindústrias de pequeno porte têm se mostrado um caminho para a permanência e o sucesso no campo”, comenta Alexandre.
O Manual Técnico 83 pode ser acessado aqui.
Para o coordenador da CATI, Ricardo Domingos Pereira, esta publicação marca o início de uma série de materiais técnicos que vêm para auxiliar o público do órgão. “Além do nosso trabalho em campo, também oferecemos esse subsídio técnico como uma resposta às dúvidas e anseios dos produtores. É a CATI sempre ao lado do produtor rural”, comenta.
“Esperamos que essa publicação possa ser um guia inicial dos pequenos produtores e técnicos da área de alimentos, para auxiliá-los no processo de obtenção de registro de pequenas agroindústrias nos serviços de inspeção, já que ela apresenta, de forma simples e direta, o essencial sobre boas práticas de fabricação na produção de alimentos de origem animal, além de informações sobre regras construtivas”, encerra Mônica.
Por Bárbara Beraquet (Mtb 37454) Diretora do Centro de Comunicação Rural/ CATI