As obras do novo sistema de transporte de resíduos dos processos de produção de água tratada de Porto Ferreira chegaram a 67% de avanço neste mês de outubro. A melhoria implementada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município, vai conduzir o lodo gerado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Osvaldo da Cunha Leme até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. O objetivo é realizar o tratamento do material antes que ele seja devolvido ao meio ambiente.
As ações se concentram nesta etapa dentro da área da ETA, com a construção de um tanque semienterrado que vai armazenar os resíduos antes de seguirem caminho por uma tubulação própria por 1.400 metros. A rede se inicia na estação de tratamento, passa pela rua Daniel O. Carvalho e, depois, segue trajeto em linha reta pela rua Comendador Agostinho Prada até uma área verde, onde se interliga a outra tubulação já existente para seguir até a ETE.
Na semana passada foi feita a concretagem de parte da estrutura e, nesta semana, estão sendo feitas a perfuração e armação de pilaretes que ajudarão na sustentação do tanque e a escavação até a cota de fundo do local, a pouco mais de nove metros de profundidade. Após a conclusão desta etapa da obra será feita a montagem hidromecânica, mais a instalação elétrica e automação – fase essa ainda não iniciada.
Rede implantada com Método Não Destrutivo
Toda a obra de implantação da nova rede de resíduos foi feita com tubulação de PEAD (Politileno de Alta Densidade) com medidas entre 160 e 200 milímetros, de acordo com a localização. A obra foi realizada pelo Método Não Destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de valas em toda a extensão da via. Essa decisão minimizou transtornos a pedestres e motoristas.
Além da tubulação, também foram construídos novos Poços de Visita (PV) para dar acesso à rede, em caso de necessidade de manutenções.
Acompanhe a evolução das obras pelas redes sociais da BRK
A obra do sistema de tratamento de resíduos da ETA pode ser acompanhada pelas redes sociais e também pelo site da BRK. A concessionária disponibiliza ainda os canais de atendimento ao cliente para informações sobre os serviços de melhoria, por meio do telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, que pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
*Por Cristian Barbosa – Comunicação – Regional SP