O avanço de uma frente fria nesta semana vai contribuir para sustentar um padrão de convergência de umidade sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir da quarta-feira (13/11), podendo persistir até o fim de semana.
Nesta terça-feira (12/11), o potencial de chuvas aumenta com o deslocamento de uma frente fria, que contribui para mudar o escoamento e regiões mais instáveis sobre o Centro-Oeste.
Assim, há alerta de chuvas intensas e risco de tempestades no centro-norte do Mato Grosso do Sul e no estado do Mato Grosso. Pancadas isoladas, mas sem potencial de eventos intensos, atingem o estado de Goiás.
No Sudeste, a previsão de chuva fica somente no sul e faixa leste do estado de São Paulo, que acontecem a partir do meio da tarde. Com o avanço costeiro da frente fria, o tempo muda no Rio de Janeiro somente no período da noite, sem alertas para transtornos.
A partir de quarta-feira a ZCAS começa a se formar e as chuvas proporcionam alertas
Com o avanço da frente fria de forma costeira pela madrugada da quarta-feira (14/11), há a conexão da umidade da Região Norte até o Sudeste, dando início ao padrão de zona de convergência. Assim, o tempo fica encoberto em todos os estados do Sudeste, sobre Goiás, e Mato Grosso, o norte do Mato Grosso do Sul e boa parte da Região Norte.
A partir do fim da manhã e início da tarde da quarta-feira (12), há potencial de chuvas intensas que podem provocar transtornos no centro-sul, norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e de forma pontual no Centro-Oeste, onde podem ser registradas tempestades. Alerta para as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Na quinta-feira (14/11), o deslocamento da frente fria no oceano contribui para uma deslocamento mais para norte da zona de umidade, o que muda as regiões com maior potencial de chuvas. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem com fraca intensidade ou como chuvisco. Já na porção central de Minas Gerais, Goiás e norte do Mato Grosso, há potencial e alertas de chuvas intensas. Nas demais regiões mineiras, centro-norte de São Paulo e no centro-sul e leste do Mato Grosso, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade.
Na sexta-feira (15/11), o canal de umidade se mantém e agora volta a se posicionar melhor sobre o Sudeste, voltando à posição climatológica do que virá a ser a ZCAS. Alerta de chuvas intensas a partir da tarde sobre o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás e o norte do Mato Grosso do Sul.