A Black Friday 2024 está chegando e alguns consumidores esperam o ano inteiro para aproveitar os descontos que as lojas oferecem nessa época.
Sites falsos, anúncios cada vez mais parecidos com os reais, links contaminados e golpes pelas redes sociais estão sempre batendo à porta do consumidor, por isso, é fundamental ficar atento aos sinais.
É importante que o consumidor esteja prevenido para evitar golpes e fique atento aos seus direitos. Lembrando que nas relações de consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população.
Veja orientações para fugir de golpes:
- Cuidado com dados pessoais – com o aumento no número de golpes e fraudes pela internet, é importante ter cuidado seus dados, isso inclui qualquer informação pessoal, como telefone, CPF, endereço e número de cartões. Evite colocar esses dados em qualquer formulário e sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente seguro.
- Cuidado ao clicar – o impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso observe se à esquerdo do endereço do site se tem uma imagem de cadeado, que significa segurança, também averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas oficiais.
- Verifique o número de telefone que está ligando – golpistas costumam utilizar números falsos ou modificados para parecerem legítimos. Ou seja, o número que aparece na sua tela pode ser falsificado para parecer que está vindo de uma empresa conhecida, como um banco ou operadora. "Se o número for desconhecido ou parecer suspeito, pesquise ou ligue diretamente para o canal oficial da empresa para confirmar a veracidade da ligação", orienta Álan Dias, diretor de risco e compliance da fintech de pagamentos CloudWalk.
- Desconfie de solicitações urgentes – golpistas criam um senso de urgência nas suas ligações fraudulentas. Se a chamada parecer apressada ou pressionando você a agir rapidamente, Dias orienta que o consumidor desligue a ligação rapidamente. "Golpistas também podem usar vozes falsas ou gravações. Se a ligação parecer estranha ou confusa, não siga as instruções", diz.
- Procure saber sobre a reputação da loja – em qualquer busca rápida é possível ter acesso à avaliação do público sobre uma empresa ou loja. Mas cuidado: priorize sites como o do Procon, portais de direito do consumidor ou no Reclame Aqui para fazer sua pesquisa. Fique alerta para sites que mudam apenas uma letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes.
- Cuidado com suas senhas – busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência e a data de nascimento, etc…
- Priorize pagamento no cartão de crédito – para as compras on-line, o pagamento com cartão de crédito é a forma mais segura, pois simplifica o cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor. Evite transferência bancária ou boleto. "Evite também usar seu cartão principal. Em vez disso, opte por um cartão virtual, que pode ser , gerado para uma única compra e facilmente removido depois. Isso reduz as chances de acesso não autorizado e ajuda a proteger seus fundos contra ameaças potenciais. Carteiras digitais certificadas como Google Pay e Apple Pay também oferecem uma camada extra de segurança. PayPal e outros intermediadores confiáveis são alternativas seguras, pois não compartilham seus dados financeiros diretamente com a loja", explica Dias.
- Fuja de condições extraordinárias – "quando o milagre é demais", é fundamental desconfiar, as propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por isso, não acredite nessas situações;
- Atualize sempre seu antivírus – busque estar sempre com antivírus atualizados para proteger os sistemas operacionais de computadores e smartphones, isso dificulta a instalação de programas maliciosos, também faça varreduras constantes.
- Busque fontes confiáveis de informação – é importante estar sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas busque informações de fontes confiáveis, lembrando que grupos de WhatsApp são os grandes disseminadores de notícias falsas.
- Ative a segurança digital em sistema de pagamentos confiável – o diretor da CloudWalk sugere ativar a autenticação de dois fatores em todas as contas pessoais, especialmente aquelas vinculadas a métodos de pagamento. Essa camada extra de segurança pode ajudar a proteger contra acessos não autorizados.
Comprou e teve problema com a compra?
É importante ficar atento ao prazo para reclamar e exigir a reparação dos defeitos aparentes e de fácil constatação, que é de trinta dias, caso o produto ou serviço adquirido seja tido como não durável, ou de noventa dias no caso de durável. Os prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o defeito do produto ou serviço.
É importante ressaltar que a reclamação formal deve ser exercida impreterivelmente nos prazos indicados, já que o direito perde valor fora desses. Já no caso de ação judicial, na busca de reparação dos danos impostos, o prazo prescricional é de cinco anos a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
Cuidado com as dívidas
É preciso focar nos melhores preços e naquilo que você realmente precisa, pesquisando em outros sites e lojas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Agir por impulso, nesse momento, pode prejudicar o bolso.
Veja cuidados que devem ser tomados para economizar ao comprar:
- Fazer um diagnóstico financeiro: antes de fazer compras na Black Friday, é importante avaliar sua situação financeira. Faça um levantamento de quanto você pode comprometer com as compras, considerando se poderá pagar à vista ou parcelado.
- Defina seu perfil: se for investidor, essa é a hora de aproveitar de forma estratégica. Caso esteja endividado, muito cuidado para não se complicar ainda mais, busque só o necessário. Se estiver inadimplente, fuja das promoções.
- Identificar necessidades e desejos: faça uma lista do que você realmente precisa e do que deseja comprar. Ter essa lista ajuda a evitar compras por impulso.
- Definir métodos de pagamento: decida quais métodos de pagamento utilizará, como cartão de crédito, boleto ou transferência. Lembrando que pix, boleto ou débito são recomendáveis apenas para compras físicas em estabelecimentos conhecidos, em que o risco de uma oferta fraudulenta é menor. Escolher com antecedência ajuda a controlar seus gastos.
- Cuidado para não usar a reserva estratégica: se tem um dinheiro guardado para uso de forma estratégica, evite usar o mesmo para compras compulsivas. Só use se for para algo realmente estratégico.
- Cortar despesas: considere cortar algumas despesas nos meses anteriores e posteriores à Black Friday para liberar verba extra. Isso permitirá que você aproveite melhor as ofertas.
- Pesquisar preços antecipadamente: estude os preços médios dos produtos que deseja adquirir antes da Black Friday. Assim, você poderá avaliar se as ofertas são realmente vantajosas.
- Estipular um orçamento máximo: defina um limite de gastos para a Black Friday e comprometa-se a não ultrapassá-lo.
- Compras virtuais ou presenciais: decida se fará suas compras on-line ou em lojas físicas, considerando sua comodidade e segurança.
- Monitoramento de redes sociais: acompanhe redes sociais e perfis de marcas para ficar por dentro das ofertas e promoções exclusivas.
- Livecommerces e alertas de preço: coloque na agenda as datas de livecommerces de suas lojas favoritas e configure alertas de preço para ser notificado sobre descontos.
- Sites de cupons e cashback: procure por sites que oferecem cupons de desconto e cashback para economizar ainda mais.
- Focar no que realmente quer comprar: não perca o foco, concentre-se em encontrar os melhores preços para itens que realmente precisa, evitando compras por impulso.
- Evitar endividamento: não compre se isso resultar em endividamento descontrolado. Se precisar parcelar, certifique-se de que as parcelas caberão em seu orçamento.
- Considerar custos futuros: avalie se a compra não acarretará custos extras, como acessórios ou manutenção de produtos.
- Priorizar paciência: mantenha a paciência para não comse estiver com dificuldades financeiras, priorize presentes para crianças, explicando a situação aos adultos.
- Em situação financeira difícil, priorizar as crianças: se estiver com dificuldades financeiras, priorize presentes para crianças, explicando a situação aos adultos.
- Se for presentear, converse com as pessoas: descubra os desejos reais das pessoas para evitar gastar em presentes caros quando opções mais econômicas seriam igualmente bem recebidas.
*Fonte: valorinveste.globo.com