Massa de ar frio avança pelo país e faz as temperaturas caírem no leste da região Sul e da região Sudeste, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro. Termômetros atingirão as menores temperaturas no Rio Grande do Sul.
A partir deste sábado (04/01), uma queda mais significativa de temperaturas será sentida especialmente no Rio Grande do Sul, se estendendo também para parte de Santa Catarina.
Ao longo do domingo (05/01), a massa de ar frio começará a atuar no Paraná e na faixa litorânea de São Paulo, fazendo as temperaturas ficarem ligeiramente mais amenas.
Num geral, São Paulo já estará registrando temperaturas mais amenas antes mesmo da chegada da massa de ar frio. Isso ocorre devido à alta nebulosidade e às chuvas que estão ocorrendo na região. O frio, no entanto, será acentuado na porção leste do estado com o avanço do sistema.
Na segunda-feira (06/01), as quedas de temperaturas serão sentidas também no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. E na terça-feira (07/01), a massa ganhará intensidade, sendo sentida com maior vigor na região Sul, ao leste de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Com esse avanço da massa de ar frio na terça-feira, cidades ao leste do Rio Grande do Sul – inclusive a capital Porto Alegre – podem registrar temperaturas mínimas inferiores a 10°C, como pode ser observado no mapa acima – no topo da reportagem.
Vale notar, no entanto, que as previsões NÃO indicam risco de geada para nenhum município da região Sul e nem da região Sudeste até o momento.
Até quarta-feira (08/01), as temperaturas máximas em São Paulo capital terão caído de 29°C para 24°C. Na capital do Rio de Janeiro, as máximas caem de 31°C para 26°C. Em ambos os casos, percebemos que a massa de ar frio ocasionará uma queda de cerca de 5°C nos termômetros.