O estado de São Paulo enfrenta uma alta expressiva no número de casos de dengue em 2025 em comparação às demais unidades da federação. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que houve 226.433 casos prováveis de dengue no Brasil, desses 132.660 registrados só em território paulista – o que representa 58% do total de casos no país no período.
No momento há 259 óbitos em investigação no Brasil, sendo que 183 aguardam parecer do estado de São Paulo. Com relação às mortes confirmadas, foram 61 em todo o território nacional. 77% dessas mortes ocorreram no estado paulista, que registra 47 mortes por dengue neste ano.
A plataforma NIES, da Secretaria Estadual de Saúde paulista, mostra 142.100 casos prováveis e 206 óbitos em investigação na última parcial, atualizada dia 7/2 às 12h. Além disso, aponta que houve 38 mortes no estado. Quatro dessas pessoas moravam em São José do Rio Preto, três em Tanabi, duas em Lins, Porto Ferreira, José Bonifácio, Presidente Prudente e Sertãozinho.
Segundo informações da Agência de Notícias estatal de SP, o governo já tem mais de 50 municípios em estado de emergência devido a epidemia de dengue.
*Fonte: jornaldaorla.com.br