O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil assinou na sexta-feira (07/02) um acordo de cooperação, com transferência de recursos para o projeto "Farmácia da Natureza", localizado em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP), com o objetivo de desenvolver cadeias produtivas de plantas medicinais e fitoterápicos.
O projeto, criado há cerca de 30 anos, tem parceria com universidades, fundos de pesquisa e com o próprio Sistema Único de Saúde (SUS), tem um jardim com cerca de 400 espécies de plantas, das quais 150 são utilizadas como matéria-prima para a produção de diversos medicamentos naturais. Além disso, a iniciativa treina profissionais da saúde para o uso de plantas medicinais.
A coordenadora da farmácia e da unidade de biotecnologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (SP), Ana Maria Soares Pereira conta como o apoio pode beneficiar não somente o projeto, mas toda a população brasileira.
"A fitoterapia é uma terapia utilizada no mundo inteiro, a China domina isso, a Índia, Alemanha, Inglaterra, França e nós estamos muito aquém do que esses países já estão fazendo milenarmente e a ideia é que a gente possa realmente ampliar a utilização dessas plantas e disponibilizar medicamentos no SUS." Palavras de Ana Maria Soares Pereira
Contribuição para o SUS
Reconhecida internacionalmente, em 2020, a Farmácia da Natureza foi premiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com o título de experiência exitosa em inovação, práticas integrativas e complementares em saúde. A ideia é que a iniciativa sirva de exemplo para outros projetos em todo o Brasil.
Veja vídeo reportagem da EPTV RP sobre a importância da "Farmácia Natureza" nesse link