O cineasta palestino Hamdan Ballal, vencedor do Oscar de Melhor Documentário por "Sem Chão", foi libertado da prisão por Israel nesta terça-feira (25), após ser detido e agredido por colonos judeus e soldados israelenses na Cisjordânia. A informação foi divulgada pelo codiretor do filme, o israelense Yuval Abraham, que usou suas redes sociais para denunciar o caso.
Violência e Detenção Arbitrária
Segundo Abraham, Ballal foi agredido por soldados israelenses enquanto estava preso, sofrendo violência física e psicológica. A prisão ocorreu após um confronto entre colonos judeus e ativistas palestinos na cidade de Susiya, onde Ballal vive. O prefeito da cidade, Jihad Nawajaa, relatou que os colonos tentaram roubar ovelhas de casas palestinas, o que gerou o conflito.
Denúncias de Agressão e Ferimentos
O ativista palestino Ihab Hassan divulgou fotos de Ballal sendo atendido em um hospital em Hebrom, na Cisjordânia, com ferimentos. A advogada do cineasta confirmou que ele foi agredido e mantido com os olhos vendados durante a noite em uma delegacia israelense.
"Sem Chão" em Exibição no Brasil
O documentário "Sem Chão", que retrata a luta dos palestinos contra a ocupação israelense, está em cartaz nos cinemas brasileiros e disponível em plataformas digitais. O filme já havia gerado polêmica durante a cerimônia do Oscar, quando os diretores fizeram um discurso denunciando a violência na região.
*Fonte: www.estadao.com.br –