Após uma cobrança contundente realizada na noite da última segunda-feira (02/06), por parte dos vereadores Rodrigo Louzada, Matheus Ribaldo, Priscila Enfermeira, Felipe Lamelhas e Taís da ONG, o prefeito de Porto Ferreira, André Braga, anunciou nesta terça-feira (03/06) uma importante medida para tentar amenizar a grave situação do Pronto-Socorro Municipal: o reforço de uma nova equipe médica.
A partir da próxima semana, o Pronto-Socorro do Hospital Dona Balbina contará com o apoio de um médico e quatro profissionais de enfermagem no horário de maior movimento, das 7h às 19h. A decisão foi comunicada após reunião do prefeito com a administradora do hospital, Elizabete Viana, e os vereadores Renata Braga (PL), Élcio Arruda (PSD), Ismael Miguel da Silva (PP) e Renato Pires da Rosa (Republicanos).
Segundo Elizabete Viana, o reforço é parte de um plano técnico elaborado ao longo dos últimos meses. A primeira etapa, realizada em maio, foi o fortalecimento da Maternidade do hospital — setor que corria risco de fechamento e que foi salvo graças a um repasse emergencial de R$ 1,8 milhão por parte da Prefeitura, com apoio da Câmara Municipal.
A nova etapa, que agora foca na melhoria do Pronto-Socorro, foi finalizada após reunião na tarde da última segunda-feira, segundo Elizabete. O anúncio só ocorreu após os vereadores da base e da oposição aumentarem a pressão pública, denunciando a superlotação e a demora nos atendimentos.
Os recursos para custear a nova equipe por quatro meses vêm de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil destinada ao município pelo deputado estadual Danilo Balas (PL), a pedido da vereadora Renata Braga. Durante esse período, será avaliada uma forma de manter o reforço de forma permanente.
O prefeito também admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de reabrir o Pronto Atendimento Médico (PAM), fechado em 2017.
*Fontes: Site da prefeitura de Porto Ferreira – Facebook