Economia & Negócios: 71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra em um ano, aponta APAS

Hábitos de consumo dos brasileiros passam por transformação e impulsionam novo perfil de compra nos supermercados. Segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), realizado em parceria com a empresa de inteligência de mercado Scanntech, 71% dos brasileiros mudaram seus hábitos de compra no último ano. A tendência está fortemente ligada ao maior acesso à informação, valorização da saúde e busca por praticidade.

A pesquisa identificou três grandes prioridades nas novas escolhas dos consumidores: 59% agora preferem produtos saudáveis, 57% fazem compras emergenciais em supermercados de bairro e 35% passaram a optar por itens mais baratos. Os dados mostram que o consumidor deixou de buscar apenas o menor preço: ele quer equilíbrio entre custo, qualidade e bem-estar.

Produtos como leite proteico, iogurtes funcionais, barrinhas e suplementos ganharam mais espaço nas gôndolas, impulsionados por um novo perfil de consumo, mais atento à composição dos alimentos e ao impacto na saúde. A mudança também é sentida no formato das lojas: os mercados de vizinhança se consolidam como protagonistas por sua agilidade e conveniência.

De acordo com Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, a mudança é estrutural e vai além de modismos passageiros. “Essa é uma tendência estrutural, nós observamos isso nas redes sociais, na internet, na sociedade na totalidade. À medida que esse consumo tem melhorado, as famílias estão tendo maior poder aquisitivo, consequentemente, elas alteram a cesta de produtos. Entre os produtos que passam a ser consumidos, elas passam a alterar da quantidade para qualidade”, afirma.

Para o economista, o setor supermercadista está se adaptando para atender às novas exigências do público. “Cada vez mais o setor supermercadista tem buscado estar mais próximo às famílias, ofertando agilidade e comodidade. Dois perfis de lojas têm se destacado nesse período, os atacarejos e as lojas de proximidade e vizinhança, desde lojas de condomínio até o investimento contínuo em pequenos mercados de proximidade”, destaca o economista.

Os sinais da tendência já são perceptíveis: redes investem em novos formatos, produtos voltados à saudabilidade ganham destaque nas prateleiras e o comportamento do consumidor reflete essa transformação. Com base no estudo, a APAS aponta que o cenário para os próximos meses é de continuidade dessa reestruturação dos hábitos, com oportunidades claras para marcas e varejistas que souberem alinhar conveniência, bem-estar e valor percebido em suas ofertas.

Sobre a APAS – Com 54 anos de tradição, a APAS (Associação Paulista de Supermercados) representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.

*Por GBR Comunicação – Larissa Bastos – apas@gbr.com.br  Aline Bataglia – aline.bataglia@gbr.com.br

 

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,41
BRL/EURR$6,36
BRL/BTCR$600.977,78
BRL/ETHR$14.048,83
03 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 03 Jul 2025 23:05 UTC
Latest change: 03 Jul 2025 23:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.