No domingo (08/06), a entrada de outra massa de ar polar, desta vez com uma característica mais forte, deve avançar sobre o continente e trazer uma queda mais acentuada novamente, desta vez, impactando Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país.
Esta onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no país na última semana de maio e primeira de junho. O ar frio abrange uma área um pouco menor e não será tão intenso como a primeira onda registrada, porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a onda que encerrou no dia 3 de junho, além disso durará mais dias se estendendo até o dia 14 de junho
Isto não significa que será menos frio que no último evento! Porém, desta vez, SP, RJ, sul de Minas, centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, serão as áreas que terão uma diferença maior e mais períodos com baixas temperaturas.
As áreas em azul-claro no mapa (que está no topo da matéria), desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso, terão alguns dias mais gelados e com mínimas e máximas ligeiramente mais baixas ao longo da próxima semana. Novamente, áreas do Norte, podem ter friagem, com temperaturas ligeiramente mais baixas entre AC e o sul de RO.
O risco de neve, em si, é muito menor ao que foi previsto e ao que aconteceu na onda de frio do final de maio! As rodadas mais recentes dos modelos de previsão, indicavam uma chance MUITO BAIXA para neve, porém, restrita novamente a regiões mais altas da Serra Catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici – na segunda-feira, 09 de junho.
Por se tratar de uma previsão a longo prazo, ainda iremos atualizar a informação quanto a ocorrência do fenômeno. Fique de olho nas nossas atualizações ao longo dos próximos dias!
*Fonte: www.climatempo.com.br