O Comandante da Polícia Militar de Porto Ferreira, Cap PM Valdemir, afirmou que diversos roubos em estabelecimentos comerciais estão ocorrendo em nosso município, sendo que da última semana de março até a presente data, este tipo de delito representa quase o dobro dos roubos ocorridos no mesmo período em 2009.
Com o apoio de informações do Poder Judiciário local, constatou-se que, desde Janeiro e principalmente, neste mesmo período de 2010, retornaram para a sociedade ferreirense, 29 pessoas que haviam sido presas por “roubo” e que, pelos benefícios estipulados na Legislação Processual e Penal existentes, foram agraciadas pela “Prisão Albergue Domiciliar”.
Diante do quadro alarmante, o Comandante informou que várias medidas estão sendo tomadas, dentre elas, o retorno de Policiais Militares de Porto Ferreira de folga ao patrulhamento, o que proporcionou o aumento de 30% de Policiais Militares executando o Policiamento nas ruas do município. Foi solicitado ao Comandante do 38º BPM-I, que guarnições da Força Tática de São Carlos e da ROCAM, bem como, do Serviço de Inteligência, venham nos próximos dias reforçar o policiamento em Porto Ferreira.
As operações nos locais onde a maioria dos delinquentes reside estão sendo intensificadas, sem desguarnecer o policiamento no restante do município. A Guarda Municipal, irá desenvolver , a pedido do Comandante Militar, diversas ações de apoio ao trabalho operacional desenvolvido pela Policia Militar.
Nos próximos dias o Comandante e o Delegado da cidade, Dr. Eduardo Campos, estarão empenhados em planejar e desencadear algumas operações conjuntas que se fazem necessárias.
Finalizando, o Comandante disse que se todas estas medidas não forem suficientes para conter esta onda de roubos, será solicitado o apoio das Delegacias Especializadas de São Carlos, Polícia Federal e outras unidades da Polícia Militar da Região de Ribeirão Preto.
O Cap PM Valdemir foi taxativo em afirmar que é inadmissível Porto Ferreira se tornar o reduto de ações criminosas que acabam aprisionando o cidadão honesto e solicita a todos, que denunciem , e em especial aos comerciantes, que passem a observar se há alguém desconhecido adentrando várias vezes em seu estabelecimento comercial em atitudes que demonstre estar observando detalhes da rotina e do prédio do referido estabelecimento ou, fica por horas, defronte ao estabelecimento parado, pois, estas ações podem estar sinalizando uma possível ação delituosa por parte destes indivíduos ou por outros comparsas.