A Guarda Municipal de Porto Ferreira, fundada em dezembro de 1999, atua uniformizada e armada. Além de zelar dos bens, serviços e instalações públicas, atende a todo tipo de ocorrência.
Durante uma reunião de segurança no município, houve um consenso com a integração entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público. Esta união vem gerando resultados satisfatórios, como nos exemplos a seguir.
No dia 16 de abril, a Polícia Militar foi acionada pela Polícia de Descalvado para uma ocorrência de roubo seguido de seqüestro. Por isso, as viaturas de serviço da PM, deslocaram-se para atender o chamado. Neste momento ocorria na cidade um furto de veículo que foi evitado graças à Guarda Municipal que prendeu o meliante em flagrante delito.
Já dia 24 de abril, um elemento com distúrbio mental, ameaçava matar toda família que não queria lhe dar dinheiro para comprar drogas. Chegando ao local, a GM precisou recuar devido à investida do indivíduo. Em seguida ele refugiou-se em um cômodo da casa e a PM foi acionada. Na ação conjunta, usando gás lacrimogêneo e pistola não letal (taser), conseguiram dominar o elemento que foi conduzido ao Pronto Socorro e, em seguida, ao plantão policial para demais providências.
Integrações como estas vem ocorrendo constantemente entre as ocorrências atendidas pela GM e PM.