No mês de Abril, houve um aumento exagerado de Roubos, mais popularmente conhecido como “assalto”. Houve dia que chegaram ocorrer até 3 (três) roubos, a grande maioria, em estabelecimentos comerciais, desde a área central até a periferia do município.
Diante de tal quadro alarmante, o Comandante da Polícia Militar local, Capitão PM Valdemir, adotou várias medidas emergenciais, o que resultou nas prisões de 17 delinqüentes que estavam praticando vários Roubos e furtos no município, além da condução de outros 31 suspeitos à Delegacia.
O Comandante, reduziu o horário de folga dos policiais militares, solicitou e obteve o reforço de Policiamento de São Carlos, ou seja, durante o mês, o Policiamento foi reforçado com as equipes de FORÇA TÁTICA, ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas e SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA daquele município.
O Capitão Valdemir, com o apoio da mídia local, pode alertar a população sobre o que estava ocorrendo e quais as medidas estavam sendo adotadas.
Além dessas medidas, a Polícia Militar reuniu-se com a Guarda Municipal e com a Polícia Civil. O resultado das medidas adotadas, foram excelentes pois, no mês de Maio, ocorreram apenas 3 (três) Roubos e no atual mês, na área urbana, ocorreu apenas 1 (um) Roubo.
Na região, algumas cidades operam com 1 (uma) guarnição, às vezes até com 2 (duas) guarnições da Polícia Militar e não possuem Guarda Municipal, mas em Porto Ferreira, apesar de todos os problemas enfrentados, a Polícia Militar chega a operar com 6 até 8 guarnições diariamente e conta com o Apoio de 3 guarnições da Guarda Municipal.
“Além do Trabalho desenvolvido no município, que tem o privilégio de possuir equipes próprias de FORÇA TÁTICA e ROCAM, essas equipes, constantemente apóiam Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro e no último mês, 5 (cinco) assaltantes foram presos nesses municípios com o Apoio de nossas equipes, sendo certo, que esses assaltantes atuavam em toda a região, inclusive aqui”, afirmou o Comandante.
O Capitão Valdemir, finaliza dizendo que, com certeza, haverá outros momentos críticos, mas sempre ocorrerá uma resposta rápida por parte das Instituições ligadas à Segurança Pública local e a Polícia Militar, irá sempre adotar todas as medidas cabíveis, com o Apoio de São Carlos, para reforçar o policiamento e coibir a ação dos delinqüentes.
Fonte: assessoria imprensa PM – Osni Martins