Desde quinta feira, 02 de fevereiro a frota de veículos da Terceira Companhia da Polícia Militar de Pirassununga já está equipada com tablets.
Os aparelhos foram adquiridos pelo Governo do Estado no ano passado, que investiu R$ 23,1 milhões na aquisição de 16,5 mil unidades.
Em Pirassununga, serão 13 carros e duas motos equipados com o novo aparelho. A instalação será gradativa e segundo informou o soldado PM Fortes a previsão é de que o sistema comece a operar por completo em 6 de fevereiro.
Entre os benefícios da nova tecnologia estão desde consultas a registros civis e criminais, licenciamentos ou histórico de restrições de veículos a boletins de ocorrências. “O tablet dará um maior controle e segurança ao policial. Com isso, as consultas por meio do tablet proporcionarão também maior rapidez no atendimento das ocorrências”, disse a Tenente Carolina.
Entre as funcionalidades, um GPS integrado ao aparelho dará possibilidade ao policial de reconhecer áreas de interesse à segurança pública. Como por exemplo, as de maior incidência de ocorrência policiais e crimes, um histórico do bairro, anotações sobre prédios e endereços públicos… “Tudo o que for de interesse para a área de segurança Pública”, completou Fortes.
Consulta e informações online
Com a efetivação dos tablets, a Polícia Militar terá um novo canal de comunicação. Atualmente, os policiais necessitam manter contato via rádio com o Controle de Atendimento e Despacho, o CAD, para obter consultas de veículos, documentos, registros civis e criminais. Com o tablet, a coisa será diferente, pois o policial poderá ter acesso online a tudo isto, o que de certa forma minimiza o tempo. “Além disso, em caso de ocorrências em andamento, o tablet envia um sinal das viaturas que estão próximas da ocorrência, o que melhora nossa logística”, explicou Fortes.
Especificações técnicas
O tablet foi fabricado sob encomenda para a Polícia Militar por uma empresa mineira chamada Maxtrack. Tanto seu software quanto o modelo do aparelho não é o mesmo encontrado no mercado para o consumidor comum. É rastreável até mesmo desligado, seu dispositivo eletrônico roda o sistema operacional Android e possui LCD de sete polegadas, além de contar com duas câmeras e conexões serial, USB, CAN, HDMI, 3G/EDGE, Wi-Fi e Bluetooth.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, cada uma das 11 mil viaturas de quatro rodas da PM serão equipadas com um tablet. O Governo investiu na aquisição de 16,5 mil unidades (R$ 1. 400 cada). Os tablets restantes equiparão o comando de policiamento que usa motos. Na frota da Rocam de Pirassununga as duas motos serão equipadas com o aparelho TPD. Ele possui sistema de monitoramento por GPS.
Fonte do texto e foto: Por Ricardo Missão – O Movimento de Pirassununga