Por volta das 2h30 da madrugada desta terça-feira de carnaval(12), policiais militares de Porto Ferreira que estavam destacados para acompanhamento das comemorações carnavalescas da cidade foram informados por populares da ocorrência de uma briga generalizada seguida de saque a duas lojas localizadas na área central da cidade (Pernambucanas e Cybelar), de onde estavam sendo furtados celulares, televisões, aparelhos de som, impressoras, etc.
De imediato foram acionadas outras viaturas policiais na tentativa de paralisar a ação dos vândalos. Os policiais deram ordem de parada, mas sem êxito. Ainda, cerca de 50 pessoas investiram contra os Policiais arremessando pedras e garrafas além de outros objetos.
Para conter o tumulto os policiais realizaram disparos de munições de elastômero e usaram bombas com a intenção da preservação da Ordem Pública e a segurança própria.
Com as medidas tomadas ocorreu a dispersão dos vândalos. Em seguida os policiais militares, juntamente com as viaturas da Guarda Civil Municipal, iniciaram saturação pela área central da cidade.
Foram detidas 11 (onze) pessoas, na sua maioria adolescentes de posse de objetos furtados das lojas, além de alguns serem identificados como tendo participação no arremesso de objetos contra os Policias e provocado danos nas lojas da área central da cidade.
Verificou-se também que vidros da porta da Secretária da Educação do Município foram estourados.
Todos os detidos formam encaminhados juntos com os objetos furtados até o Plantão Policial, sendo elaborado o RDO (registro digital de ocorrência) da Polícia Civil para providências.
Quanto as menores, foram acionados seus pais e responsáveis para comparecerem na Delegacia de Polícia.
Fonte: Osni Martins – 4ª Cia do 38º BPM-I