Operação especial realizada no último sábado em Porto Ferreira é destacada no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com o título “Policias fiscalizam bares e 80 veículos em Porto Ferreira” e subtítulo “A Polícia Militar fez uma reunião conjunta para planejar a operação”, de autoria de Rafael Iglesias. Confira a integra da matéria que transcrevemos abaixo:
Na noite de sábado (15), as polícias Civil e Militar fizeram uma operação especial para coibir o som alto nos veículos, a venda de bebidas alcoólicas para menores e infrações de trânsito na cidade de Porto Ferreira, que fica a 252 quilômetros da Capital. Durante a ação, cerca de 100 pessoas foram abordadas, duas detidas e mais de 80 veículos fiscalizados.
As polícias também garantiram mais segurança aos comerciantes e moradores que frequentam os estabelecimentos da região central do município. O local tem muitas lojas e grande movimentação de pessoas. A operação contou com a participação do Ministério Público (MP), do Conselho Tutelar, da Prefeitura e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Organizada pelo tenente Leonardo Ramos, comandante interino da 4ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), e pelo delegado Eduardo Palmeira Campos, titular da Delegacia de Porto Ferreira, a ação terminou com quatro veículos apreendidos e diversas multas aplicadas por irregularidades de trânsito, como falta de habilitação e documentos vencidos.
Detidos
Uma equipe da Polícia Militar prendeu, por volta das 23 horas, um decorador, de 25 anos, que dirigia embriagado. Ele foi abordado na Rua Luiz Gama, em seu Fiat Palio vermelho. Na delegacia, J.I.S.O. foi indiciado por embriaguez ao volante e pagou fiança de R$ 1.356.
Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Civil com 3,9 gramas de maconha. O menino guardava quatro trouxinhas da droga dentro de uma pochete. De acordo com ele, a maconha era para uso pessoal.
O entorpecente será periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e o adolescente foi liberado aos pais.
Vendeu bebida para menor
Com 64 anos, o dono de um bar recebeu uma autuação por “entregar produtos cujos componentes possam causar dependência” a um adolescente de 17 anos.
O garoto foi flagrado ingerindo bebida alcoólica dentro do comércio. O rapaz contou que comprou uma garrafa de cerveja no local e que os comerciantes não solicitaram documento de identidade. O menino falou ainda que costuma frequentar o bar.
As ocorrências foram registradas na Delegacia de Porto Ferreira.