Por volta das 12h30 de terça-feira (24), policiais militares de Porto Ferreira realizavam Policiamento Escolar próximo a escola Washington Luiz, acompanhando a entrada e saída de alunos, quando observaram um veículo Vectra que passava em frente à escola, o que chamou a atenção dos policiais, que Imediatamente deram ordem de parada, a fim de abordar os ocupantes. O condutor não respeitou tal ordem e saiu em alta velocidade, colocando em risco a vida de pessoas que transitavam pelo local.
A viatura policial realizou o acompanhamento do veículo até a Estrada Velha de Descalvado, na região do Jardim Anésia II, onde o condutor parou o veículo e um dos indivíduos correu para um matagal ali existente, segurando uma arma de fogo. O outro ocupante resistiu à abordagem entrando em luta corporal com um dos policiais, sendo necessário uso de força física moderada para contê-lo.
De acordo com o boletim informativo da PM, neste momento, o irmão da pessoa que estava sendo abordada foi de encontro a um dos policiais, entrando em luta corpora. Em seguida ainda utilizou um pedaço de bambu para agredir novamente o policial, desferindo alguns golpes, sendo verbalizado por diversas vezes para que largasse o instrumento de agressão.
Neste momento foi efetuado um disparo de arma que atingiu o pé do indivíduo, como forma de se fazer cessar as agressões e contê-lo.
Imediatamente o homem foi conduzido até o PSM onde foi medicado e liberado com ferimento leve e após foi conduzido ao Plantão Policial.
O delegado Dr. Eduardo H. P. Campos tomou conhecimento da ocorrência de desobediência, resistência e desacato a policiais envolvendo os dois homens, sendo um de 22 e outro de 24 anos, determinando a elaboração do Registro Digital de Ocorrência – RDO da Polícia Civil para providências.