Na madrugada da quarta-feira de cinzas (5), o assaltante Jonatan Maicon Ramos da Silva Dias, 20, acabou falecendo ao tentar matar um dos integrantes da Força Tática da Polícia Militar durante um assalto contra uma residência no bairro Santa Angelina, na região oeste de São Carlos, onde inúmeras pessoas, entre elas uma idosa e duas crianças de 7 e 13 anos, eram mantidas como reféns dele e de seu comparsa Matheus Fernandes, 19, que também foi baleado com um tiro no joelho e após ser operado na Santa Casa de Misericórdia foi internado em observação e segue preso sob escolta policial.
CARNAVAL
Segundo a reportagem conseguiu apurar, na madrugada de quarta-feira, por volta da 1 hora, após encerrar suas atividades na Praça do Comércio, região do Mercado Municipal no centro de São Carlos, onde ocorreu o carnaval da cidade, uma comerciante e seus familiares com o veículo da família seguiram para uma residência de uma irmã da comerciante localizada na rua Miltinho Olaio, no bairro Santa Angelina, onde deixariam parte da família.
ROUBO
Um filho da comerciante ficou no carro aguardando a mãe para seguirem viagem para outro endereço, momento em que a motocicleta Honda CG Titan, verde, placa AIC 9503 – São Carlos, ocupada por Jonatan Maicon Ramos da Silva Dias, 20 e Matheus Fernandes, 19, usando capacetes pretos, parou próximo ao veículo e os dois ao desembarcarem sacaram seus revólveres e após anunciarem o assalto determinaram que o rapaz desembarcasse e adentrasse a residência em que teria entrado várias pessoas. Sem reagir ao crime o filho da comerciante acompanhado de Jonatan e Matheus, que retiraram os capacetes adentrou a moradia da tia, onde também foram rendidas três mulheres, um homem, uma idosa e duas crianças de 7 e 13 anos. Um dos marginais apontando a arma para cabeça de uma das mulheres disse “eu quero todo o dinheiro e sei que você tem muito dinheiro”.
AGRESSÕES
Não acreditando no crime a comerciante ao tentar conversar com um dos assaltantes teve a arma apontada para sua cabeça e um dos ladrões disse: “se o dinheiro não aparecer uma de vocês vai morrer”. Um menino de 13 anos entrou em desespero e gritou não atirar. Um dos ladrões se revoltou e desferiu uma coronhada na testa do menino mandando ele calar a boca. No mesmo instante o rapaz que seria o primeiro a ser tomado de roubo conseguiu acalmar as mulheres e uma menina de 7 anos que ficaram traumatizadas com a ação criminosa.
LIGAÇÕES
Possivelmente teria sido neste momento que vizinhos ligaram 190, comunicando a Polícia Militar sobre o roubo a residência em andamento. Uma das viaturas de Força Tática que rondava a região oeste da cidade rapidamente seguiu para rua Miltinho Olaio, no bairro Santa Angelina e ao parar defronte a casa e solicitar apoio de demais viaturas um dos policiais avistou um dos ladrões correndo para os fundos da casa já gritando que a polícia estaria do lado de fora do imóvel.
CONFRONTO
Com toda cautela os PMs adentraram a residência e conseguiram liberar os familiares que foram colocados em um cômodo seguro no imóvel e ao adentrar aos fundos da casa um dos PMs se defrontou com o marginal Matheus Fernandes, 19, que teria apontado a arma para o policial e tentou desferir dois tiros contra ele, porém a arma picotou (bateu nas munições que não dispararam) e o PM desferiu um tiro contra seu joelho, o qual aço caiu se rendeu e teve sua arma apreendida. Em outro cômodo aos fundos outro policial veio a se defrontar com o assaltante Jonatan Maicon Ramos da Silva Dias, 20, o qual atirou contra o PM que também revidou ao ataque e o atingiu i mesmo na altura da cintura, o qual também caiu só que gravemente ferido e também teve a arma apreendida. Rapidamente ambulâncias do SAMU foram chamadas.
SOCORRO
Enfermeiros e médicos após estabilizarem os dois assaltantes que ainda estavam com vida, os conduziram para a emergência Santa Casa de Misericórdia, onde ao dar entrada, Jonatan, não suportando os ferimentos veio a falecer. Já Matheus, com fraturas no joelho devido ao tiro que recebeu desferido pelo policial, foi internado sob escolta, foi internado e aguardava cirurgia que ocorreria ainda na quarta-feira. A família ainda traumatizada pela violência aplicada pelos ladrões foi retirada do imóvel e uma mulher idosa e o menino de 13 anos que recebeu a coronhada na cabeça, também foram socorridos por ambulâncias do SAMU para o Serviço Médico de Urgência (SMU) da Santa Casa, onde foram medicados e ficaram internados em observações até o início da manhã quando foram liberados.
A Polícia Militar isolou a residência e comunicou o fato ao delegado Adriano Callsen Alexandrino que respondia pelo Plantão da Polícia Civil, o qual acompanhado de um investigador e peritos do Instituto de Criminalística (IC), estiveram na residência que foi periciada por várias horas, bem como ainda no local o delegado e o comando da Polícia Militar ouviu os familiares que estavam dentro da residência que confirmaram o crime de roubo com muita violência. O comando da Polícia Militar de imediato acionou o Serviço de Justiça e Disciplina (SJD), para dar início a uma sindicância administrativa que irá apurar a ação dos policiais militares que segundo uma das vítimas foi eficaz e só teriam atirado após os ladrões atirarem contra eles.
FLAGRANTE
Após todos os levantamentos que só encerraram-se por volta das 7 horas da manhã, policiais militares e vítimas foram apresentados ao delegado Marco Aurélio Gonçalves Costa que após ouvir as partes autuou o assaltante Matheus Fernandes, 19, pelo crime de roubo qualificado e morte decorrente de intervenção policial, bem como determinou que a Polícia Militar mantenha a escolta de Matheus, o qual assim que liberado deverá seguir para o Centro de Triagem (CT) de São Carlos e posteriormente deverá ser transferido para o Anexo de Detenção Provisória (ADP) de Araraquara. Posteriormente o delegado apreendeu um telefone celular que estava com Jonatan Maicon, dois revólveres, niquelados calibre 32, com onze munições do mesmo calibre sendo uma deflagrada, a que Jonatan, tentou contra a vida do policial, quatro picotadas duas delas que estavam na arma de Matheus, dois capacetes para motociclistas e a motocicleta Honda CG Titan, verde, placa AIC 9503 – São Carlos. A autoridade policial ainda apreendeu as pistolas Taurus, ponto 40 dos policiais que participara da ação que terminou com a morte do assaltante. O corpo de Jonatan Maicon Ramos da Silva Dias, 20, foi encaminhado pela manhã ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por necropsia e posteriormente foi liberado á uma funerária de confiança da família que realizou seu funeral por volta das 17h15 no cemitério Nossa Senhora do Carmo.