Na quarta-feira (26/03), durante patrulhamento pela Vila Maria, uma guarnição da Força Tática da PM local composta pelo sargento Vanim e pelos soldados Bibiano e Formenton foi avisada por uma pessoa que um menor estaria comercializando entorpecentes em um esquina da rua Vitório Colli, no mesmo bairro.
Rapidamente os policiais deslocaram-se até o local indicado pelo denunciante e por volta das 15h00 avistaram o menor, que ao perceber a viatura policial dispensou algo no chão, ao seu lado. Ao verificarem o que era, constataram tratar-se de entorpecentes, sendo oito pedras de crack, quatro pinos com cocaína e uma trouxinha com maconha. Em busca pessoal realizada no adolescente de 17 anos, morador no Jardim Annibal, os policiais localizaram trezentos e trinta reais em dinheiro, em notas fracionadas.
Indagado a respeito, o adolescente disse que a droga não era sua e que o dinheiro era proveniente de trabalho como servente de pedreiro.
Diante do fato, o menor recebeu voz de apreensão em flagrante de tráfico de drogas, sendo conduzido à Delegacia de Polícia, onde o Delegado Dr. Eduardo Henrique Palmeira Campos tomou conhecimento da ocorrência, ratificou a voz de apreensão e solicitou a lavratura do RDO da Policia Civil, apreendendo todos os entorpecentes.
O menor infrator foi apresentado ao Ministério Público para o Promotor da Vara da Infância e Juventude, sendo posteriormente determinada sua apreensão ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) na cidade de São Carlos, onde permaneceu apreendido à disposição da Justiça.