Na madrugada desta terça-feira (27) uma quadrilha fortemente armada voltou a atacar caixas eletrônicos na região de São Carlos. O valor levado de duas máquinas instaladas em um prédio do setor de ambulâncias da Prefeitura Municipal de Ibaté ainda não foi divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Pela manhã a equipe do delegado Wilton Gonçalves Garcia Filho da Polícia Civil do município com apoio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos deram início nas investigações para tentar identificar a quadrilha que portava armas de grosso calibre e fuzis.
BANCO DO BRASIL
No dia 4 de junho do ano passado uma quadrilha formada por mais de 10 homens realizou um audacioso ataque contra um caixa eletrônico do Banco do Brasil, que era instalado ao lado de um supermercado, localizado na rua Floriano Peixoto, também em Ibaté. Nesta investida o bando também usou dinamite para explodir um caixa eletrônico que já não existe mais no local e naquele ano levaram cerca de R$ 80 mil em dinheiro e até o momento ninguém foi identificado.
CEF
Este novo ataque ocorreu por volta da 1h15 da madrugada desta terça-feira e segundo as primeiras informações, Policiais Militares foram alertados de uma forte explosão ocorrida no prédio do setor de ambulâncias da Prefeitura Municipal de Ibaté, localizado na rua Domingos Cardoso, 466, no centro, onde também funcionava um caixa eletrônico com duas máquinas que foram destruídas com o teto e parte das paredes. Ao chegar no prédio municipal os policiais militares não encontraram um vigilante municipal, o qual ainda muito assustado informou que uma quadrilha formada por vários homens o rendeu na entrada do setor de ambulâncias da prefeitura e após afastá-lo do local adentraram em uma sala onde teriam sido fixados dois caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) e segundos após ouviu duas fortes explosões sequenciais e o bando invadiu o prédio e saiu correndo, entrando em um veículo Jeta e um Fiat Pálio, ambos na cor preta e desapareceram, tomando rumo ignorado.
DANOS
Ao adentrar o prédio os PMs constataram que as explosões foram tão forte que arrancou o telhado da sala em que estavam as máquinas, que foram destruídas com bananas de dinamite. Parte da parede que também não suportou o explosão e se partiu. Foram danificados uma ambulância Fiat Doblo, 2013, branca, placas DKI 5920 – Ibaté e um Gol, 2012, branco, placas DKI 5908 – Ibaté, ambos pertencentes a Prefeitura Municipal de Ibaté.
PROJÉTEIS
Ainda nas imediações do prédio municipal e em seu interior os policiais militares localizaram: um chip para telefone celular da operadora Claro, dois projéteis ainda intactos para armas de calibre 9 milímetros e outros dois projéteis calibre 5.5.6, sendo um deflagrado e outro intacto, ambos usados em fuzis de uso restrito das Forças Armadas, além de várias cédulas de vários valores danificadas com a explosão.
Alertado, o delegado Reinaldo Lopes Machado que respondia pelo Plantão da Polícia Civil de São Carlos, acompanhado de um investigador e de peritos do Instituto de Criminalística (IC), também de São Carlos, estiveram em Ibaté, onde após recolherem o dinheiro constataram que a quadrilha deixou para trás cerca de R$ 3.169,00. Até o final da madrugada a polícia não teria localizado um representante da Caixa Econômica Federal para que o mesmo informasse o valor levado pelo bando que teria agido em menos de 5 minutos. O delegado plantonista comunicou o fato ao delegado de Ibaté e a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que já assumiram as investigações, bem como a Delegacia Seccional de São Carlos.
Fonte e fotos: Pedro Maciel