Policias militares de Porto Ferreira encontravam-se durante a madrugada desta quinta-feira (18) em duas viaturas pela área central, próximos ao Santuário de São Sebastião, quando por volta das 3 horas perceberam a aproximação de dois veículos modelo Corolla, sendo um preto e outro prata, ambos insufilmados, vindo pela Rua Dona Balbina e virando na contramão na Rua Cel. Procópio de Carvalho, em frente à Prefeitura. Os policias também visualizaram cerca de oito indivíduos desembarcando dos carros, todos armados com armas longas (fuzis), sendo que um dos assaltantes foi até a esquina para observar a movimentação da Polícia para surpreendê-la. Outros assaltantes armados de fuzil correram em direção a outra esquina a fim de cercar o quarteirão.
Os policiais também notaram a presença de mais um carro com mais quatro assaltantes do outro lado da Praça. Segundo a PM, não foi possível verificar as características do veículo.
No momento em que os assaltantes tentavam quebrar a porta de vidro da prefeitura para chegarem até à agência bancária da Caixa que fica no Hall de entrada, eles avistaram os policiais, vindo a realizar vários disparos em direção aos mesmos, que se abrigaram e começaram a revidar.
Os assaltantes, ao verificarem que não conseguiriam efetuar o roubo, entraram nos carros e fugiram do local em alta velocidade sem nada roubar.
No local foram localizadas várias cápsulas deflagradas, sendo estas possivelmente de fuzil, ponto 40 e 765. As marcas dos tiros ficaram por toda a parte (paredes, árvores, bancos da Praça, portas).
Os assaltantes também abandonaram no local uma barra de ferro usada na tentativa de estourar a porta de vidro da Prefeitura.
Imediatamente foram passadas as informações para as demais viaturas do policiamento da região para que ficassem com vistas aos assaltantes, mas não há até esta publicação informação quanto a localização de algum suspeito.
A Polícia Técnico Cientifica da cidade de São Carlos compareceu e efetuou a perícia no local.
O Comandante Interino da Polícia Militar de Porto Ferreira Tenente Leonardo Régis Ramos e o Coordenador Operacional da Área do 38º BPM-I Maj PM Adalberto também estiveram no local dos fatos.
A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial, sendo elaborado o Boletim de Ocorrência para demais providências de investigação. Todas as cápsulas deflagradas foram apreendidas. Nenhum policial ficou ferido e nem o vigia da prefeitura que estava no local na hora da ação.
Os cabos De Souza, Duarte, Vendrani e o soldado Freire foram os policiais da 4ª Cia. da PM que frustaram a ação criminosa.
* Com informações e fotos de Osni Martins – 4ª Cia. do 38º BPM-I