Assim como já ocorreu no Jardim Porto Novo e Jardim Bela Vista, agora é a vez da Vila Maria receber o projeto “Vizinhança Solidária”, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O Projeto foi implantado no bairro pelo Comandante da PM de Porto Ferreira, Capitão PM Anderson Cesar Navarrete, observando a real necessidade de melhoria na segurança no bairro, em trabalho conjunto dos moradores de “bem” com a Polícia Militar.
O projeto "Vizinhança Solidária" consiste na criação de um grupo de WhatsApp gerenciado por policiais militares, onde participam deste grupo moradores de "bem" do bairro, onde qualquer fato estranho, como pessoas e veículos suspeitos, ou a verificação de algum problema referente à segurança pública, o próprio morador posta essas informações no grupo para que todos os moradores possam tomar conhecimento do fato, inclusive os policiais que participam do grupo, para que possam tomar providências e também realizar o acionamento da polícia militar para verificação do fato.
A inclusão de novos moradores do bairro no grupo de WhatsApp é gerenciada por policiais militares, que também têm a função de transmitir essas informações diretamente ao comando da polícia militar local, para que sejam traçadas as estratégias de policiamento na área.
Os moradores participantes do "Vizinhança Solidária" também recebem orientações do próprio Comandante da PM local a respeito de melhorias da segurança no bairro. Mesmo postando estas informações no grupo, os moradores também são orientados a acionarem o telefone 190 para passar também estas informações, mesmo anonimamente.