Previsto para ser votado pelos vereadores na próxima segunda-feira (29), o Projeto de Lei 05/2010 que prevê a implantação da área azul na cidade já é assunto entre os ferreirenses.
Acostumada a ir ao banco de carro todos os dias no horário de almoço, a empresária Elaine de Castro Melo acredita que ter que pagar para estacionar diariamente, mesmo por um curto período de tempo, será oneroso para todos que têm a mesma prática. “Não vai adiantar para resolver o problema da falta de vagas. O errado foi tirarem as vagas para colocarem o ponto de táxi, tinha muita vaga ali”, completa Elaine.
Para o mecânico Fernando dos Santos Arruda, que também precisa estacionar na área central todos os dias, o projeto deve ser aprovado. Ele diz que pagar para estacionar na zona azul não é caro, e que a instalação na cidade vale a pena pois deve facilitar o encontro de vagas. “Eu apóio. Viajo a trabalho para outras cidades e vejo que em todos os lugares tem que pagar área azul. Não é nenhum custo alto e facilita para o povo”.
Quem também concorda com o projeto é a professora Marta Regina Perondi Sanches. “Tem muita gente que trabalha por aqui e deixa o carro o dia todo tomando espaço de quem precisa da vaga só por 10, 15 minutos”, opina a professora.
Já para o comerciante Kleber Amin Silva, os benefícios da instalação da área azul são relativos. “Facilita para o comércio, pois os clientes não vão desistir de comprar no centro por não ter vaga para estacionar, mas prejudica os trabalhadores daqui que precisam vir de carro trabalhar.”
Os vereadores votaram e aprovaram em novembro do ano passado um outro Projeto de Lei com o mesmo intuito, mas segundo o Vice-Presidente da Câmara, Sérgio Martins, a votação não foi válida e o Projeto foi anulado. “Para ser aprovado, esse tipo de Projeto precisa ter a maioria absoluta de votos a favor, o que não aconteceu. Só verificamos isso depois”, explica Martins.
Foto: ilustrativa