Nesta terça-feira, 06, às 9h foi dado início a Sessão Pública sobre a concessão do Saef, no Anfiteatro Isaltino Casemiro, com o objetivo de dar publicidade e colher sugestões sobre o Edital e contrato de concessão com a futura empresa vencedora.
A Comissão apresentou dados que apontam que o saneamento básico não acompanhou o crescimento da população até o ano de 2007. Além disso, a rede de abastecimento de água, que possui 232 km, é antiga e parte dela está deteriorada. A Prefeitura já conseguiu substituir 15 km, o que é pouco perto de toda extensão da rede.
Além do problema com o fornecimento de água, com uma perda de 41%, é necessário realizar a coleta, afastamento e tratamento do esgoto, que hoje é coletado 3.014.000 m³, mas não recebe nenhum tratamento.
Isso deixa Porto Ferreira na 470ª posição na avaliação da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo sobre o saneamento no Estado. Até o 80ª lugar, o município ganha o Selo Verde Azul que dá o direito de receber maiores recursos do governo estadual.
Por isso, para a solução de todos esses problemas, a Prefeitura defende a concessão do Saef, com um investimento de R$ 100 milhões durante o prazo de 30 anos.
Assim, foi apresentado o Edital a população ferreirense, onde 26 pessoas entregaram sugestões, críticas e/ou dúvidas, através de um formulário preenchido. Portanto o Edital ainda poderá sofrer alterações.
A consulta pública do Edital estará disponível até o dia 20 de julho no site da Prefeitura, Saef e Câmara Municipal.