Pedágios das rodovias privatizadas de SP poderiam ser 26% mais baratos

Os pedágios das rodovias paulistas concedidas em 1998 seriam 26% mais baratos, caso o indexador para reajustes fosse o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – o mesmo usado para aumentos salariais), em vez do IGP–M ( Índice Geral de Preços do Mercado).

Um trajeto de carro entre Ribeirão Preto e São Paulo (pouco mais de 300 km) sai hoje por R$ 55,61. Com a correção pelo IPCA, a conta seria de R$ 41,15, uma economia de R$ 14,46 por viagem para o usuário, ou seja, as concessionárias “ficam com esse valor maior” em detrimento do usuário.

A adoção do IPCA ao invés do IGP-M (este ainda está sendo utilizado) ao longo dos últimos 12 anos teria trazido grande economia aos usuários das rodovias paulista.

Por exemplo, a receita da Autoban, concessão mais rentável do país, que conjuga a operação das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, foi de R$ 1,16 bilhão em 2009. Com IPCA, teria rendido cerca de R$ 300 milhões a menos, ou seja, a empresa “abocanhou” uma grande quantia de reais a mais.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) declarou recentemente a intenção de rever os contratos de concessão das rodovias, mas não deu detalhes de como será feito esse trabalho.

Sabe-se apenas que será tocado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ligada à Secretaria de Transportes.

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http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2010/06/28/pedagios-mais-caros-a-partir-do-dia-1o-de-julho/

http://marcomourao.blogspot.com/2010/06/globo-eptv-campinas-reforca-reportagem.html

http://marcomourao.blogspot.com/2010/07/polemica-do-preco-dos-pedagios-paulista.html

http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2010/09/15/indice-para-aumento-de-contas-de-agua-prejudicara-a-populacao/

Fonte: jornal Valor Econômico, Artesp e DIEESE

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