O presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou no dia 18 de fevereiro de 2011, que o futuro da Lei da Ficha Limpa é uma “incógnita”. Entretanto, afirmou que “seja qual for esse destino, a Lei da Ficha Limpa é uma ideia que veio para ficar”. Em sua visão, a lei produziu frutos importantes, pois o eleitor procurou conhecer o passado dos candidatos e os partidos filtraram mais na hora da escolha.
Lewandowski também disse que, em sua opinião, a vaga deixada por parlamentares deve ser suprida pela ordem de votos da coligação, e não do partido. “Embora as coligações se desfaçam após as eleições, os efeitos delas se projetam no tempo”, afirmou. Ao julgar uma liminar no fim do ano passado, o STF entendeu que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente do partido e não da coligação.
O presidente do TSE também afirmou que os assuntos polêmicos, no STF, só serão resolvidos após o dia 3 de março, com a posse de Luiz Fux, quando o tribunal ficará completo novamente.
Mais informações sobre a ficha limpa http://www.fichalimpa.org.br/index.php
FONTE : agrosoft.org.br-Agência Brasil Débora Zampier/Repórter e Aécio Amado/Edição e fatonotorio.com.br