O novo sistema de cadastramento único (CadÚnico) para os programas sociais do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) já está em funcionamento em Porto Ferreira.
O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, afim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Projovem, Renda Cidadã, Ação Jovem, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
Além disso, o CadÚnico também é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Executivo Federal. As informações contidas no CadÚnico podem ser utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federais.
Em Porto Ferreira, mais de 3.790 famílias estão cadastradas para os programas sociais. Deste total, 1.569 participam do Bolsa Família, 122 do Renda Cidadã e 80 do Ação Jovem, isso nas transferências de renda. Para incluir todas elas no novo CadÚnico, algumas mudanças tiveram de ser efetivadas, como aumentar a velocidade da banda larga. Os funcionários que trabalham com o cadastramento também tiveram que ser capacitados.
Outros dados interessantes são relativos ao Ministério da Saúde. De 1.290 famílias cadastradas na Coordenação-Geral de Política de Alimentação e Nutrição, 89,15% (1.150) estão sendo acompanhadas no município, sendo este o segundo melhor índice entre os 25 municípios da Regional de Araraquara. Porto Ferreira ainda é o município com maior número de gestantes acompanhadas com pré-natal em dia (52) em toda a Regional, e também de gestantes acompanhadas com dados nutricionais (22).
Programas
Podem se cadastrar no CadÚnico as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Os interessados devem procurar o Departamento Municipal de Promoção Social, na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 721, Centro (esquina com rua Luiz Gama – antigo prédio da Cesp/Departamento de Educação). Ou obter informações pelos telefones 3585-6890, 3585-6353, 3585-7216 e 3589-1260.
As atividades dos programas sociais no município estão em praticamente todas as regiões da cidade, com as mais diversas ações.
Fonte: AECI/Prefeitura