Os prefeitos Oswaldo Barba (São Carlos), Maurício Rasi (Porto Ferreira), Antônio Benedito Salla (Brotas), Luiz Antônio Panone (Descalvado), o secretário de Turismo de Itirapina, Luiz Medrano, que representou o prefeito Omar de Oliveira Leite, e o deputado federal Newton Lima participaram, na tarde desta sexta-feira (12), no Paço Municipal de São Carlos, do ato de fundação da Amesc (Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos). A associação conta com a participação de 13 municípios, que unem forças em torno do desenvolvimento regional.
Na reunião, ficou decidido que o prefeito de São Carlos será o presidente da Amesc. Panone será o vice-presidente. O assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, assume a secretaria-executiva da Associação e Paulo Almeida (secretário de Fazenda) a tesouraria. Nas próximas semanas, serão definidos os integrantes dos conselhos fiscal e consultivo.
A Amesc foi formada com o fim reunir esforços e recursos financeiros em prol de ações e iniciativas conjuntas para o desenvolvimento regional sustentável e harmônico, além de outros temas de interesse da região. Fazem parte da Associação os municípios de Analândia, Brotas, Descalvado, Dobrada, Dois Córregos, Dourado, Itirapina, Luís Antonio, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Torrinha.
A Amesc pretende criar grupos de estudo que proponham ações de desenvolvimento e integração dos municípios nas áreas de saúde e resíduos sólidos. Também deve discutir a implantação do projeto “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações, que disponibiliza acesso à internet em banda larga interligando telecentros comunitários, escolas e outros órgãos públicos. “Em menos de quatro meses, a Amesc tem cumprido o seu objetivo de mobilizar os municípios, criando um ambiente para o avanço das discussões sobre projetos”, assinalou o prefeito de Porto Ferreira.
O prefeito Panone colocou à disposição da Amesc um estande institucional no recinto da 2ª edição da Faipet, que será no período de 9 a 12 de setembro, com o objetivo de divulgar as ações dos municípios que compõem a entidade.
O prefeito Oswaldo Barba lembrou de ações bem sucedidas que foram adotadas por municípios da região e que podem ser utilizadas pela Amesc. Citou como exemplo a PPP (Parceria Público-Privada), que adotou meios de cuidar com responsabilidade do tratamento do lixo produzido em São Carlos. “A criação do Consórcio Viva o Broa já garantiu recursos na ordem de R$ 2 milhões para o tratamento da represa e essa experiência [criação de consórcios] pode ser benéfica para a Amesc”, destacou Barba.
Barba afirmou que os governos estadual e federal recebem bem as iniciativas dos municípios que lutam pelo crescimento de uma região. “Trabalhando em âmbito regional, as possibilidades de conquistarmos recursos são maiores”, comentou.
Fontes: Prefeituras de São Carlos e Descalvado