Pensando no incentivo a cultura do município, o vereador Élcio Arruda (PPS) apresentou indicação na Câmara Municipal de Porto Ferreira, solicitando que a prefeitura local realização um cadastramento (censo) de artístas do município.
O vereador pretende com este projeto saber: quem são nossos artistas; em que segmento atuam; como se dá suas ações e como estes artístas poderiam estar colaborando com desenvolvimento da cultura local com seus trabalhos.
Vale ressaltar que a ‘Cultura’ vem avançando no município nos últimos anos com alguns projetos em andamento, como: O Projeto Guri, Festival Zé Carreiro, entre outros através do departamento de Cultura, sob a chefia do sr. Marco Riolino.
O vereador Élcio Arruda ainda relatou que acredita que com este censo a carreira de vários artistas da terra também seriam valorizadas e consequentemente impulsionadas, pois muitas vezes por falta de oportunidades ficam esquecidas no tempo; poderemos sim revelar vários talentos do município, pois temos ‘gente’ capacitada para desenvolver diverssas atividades.
O vereador cita que já enviou um anteprojeto de lei que prevê o incentivo e valorização à artistas do município, ou seja, em todos eventos realizados pela prefeitura teriamos artístas locais caso o projeto se torne lei.
“Recebi inúmeras mensagens de apoio ao projeto nos últimos dias, além de pessoas interessadas em colaborar, estas propostas poderão englobar muitas idéias e sugestões dos próprios artistas, vindo de encontro com suas expectativas, que são muitas”, comentou Élcio.
“Estarei agendando reunião com prefeito Maurício, e depois com alguns profissionais na área, ou seja, os maiores interessados. Estaremos contactando mais uma vez nosso parceiro, o deputado Alex Manente, para que o nobre parlamentar agende uma reunião na Secretaria de Cultura, pois temos vários recursos a nível Estadual e Federal para projetos culturais, só que teremos que nos organizar e fazer acontecer, com projetos sérios e convincentes, esta área tem um leque enorme de possibilidades e projetos que podem ser aplicados em municípios para pessoas de todas as idades, como: Oficinas, teatro, música, pintura e lúdicas, só para citar algumas, vou ainda propor novamente uma ‘Virada Cultural’ em Porto Ferreira, evento também realizado pelo Governo Estadual em municípios”. Finalizou, Arruda.