O vereador Élcio Arruda solicitou ao prefeito municipal dr. Maurício a implantação do programa municipal “Remédio Fácil e Rápido” em Porto Ferreira, que visa o fornecimento de medicamentos ainda mais fácil e rápido a população.
Entre as justificativas o vereador ressaltou que, apesar de vários programas em funcionamento no município, como o farmácia cidadã, o munícipe de baixa renda algumas vezes ainda encontra dificuldade em adquirir o medicamento prescrito por seu médico, que na maioria das vezes deve ser administrado (tomado) o mais rápido possível, para se evitar problemas de saúde mais sérios futuramente.
Neste novo programa sugerido, o paciente, munido de receita médica conseguiria adquirir o medicamento muito mais rápido, pois a maioria dos remédios utizados já estariam armazenados, ou seja, os de maior procura ou mais comuns. Élcio ainda sugeriu que eventuais aumentos de gastos com o programa sejam previstos no orçamento próximo ano (2012). Relatou também o vereador que esteve em reunião com o diretor de saúde dr. Fábio, que foi muito solicito quanto a execução de várias propostas e outros projetos, como por exemplo disponibilizar um médico na APAE, pois de acordo dr. Fábio, o departamento estaria “sofrendo” mudaças administrativas, visando um melhor atendimento da população.
“Este programa ‘remédio fácil e rápido’, se bem implantado, dará com o tempo até economia aos cofres públicos, pois muitas doenças quando tratadas de forma precoce ou preventiva, segundo estudos, se consegue muito mais rápido sua cura, evitando-se que fiquem crônicas, e com esta ação sendo colocada em prática, sem dúvida dará mais credibilidade à administração, que sempre está preocupada em dar maior qualidade de vida a nossa população, ainda mais se falando de saúde; estarei também nas próximas semanas elaborando anteprojeto de lei sobre a proposta, para que fique claro o que pretendo com o projeto em detalhes. Aproveito a oportunidade também para agradecer ao prefeito Maurício, por estar colocando em prática vários projetos e sugestões por mim apresentadas ao executivo”, finalizou, Élcio Arruda.