Na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Porto Ferreira, 28 de novembro, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de apelo endereçada ao Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, cobrando o urgente reajuste nos valores de pagamento de procedimentos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Segundo o documento, de autoria do vereador Rômulo Rippa, os valores que o Sistema Único de Saúde repassa para pagamentos dos procedimentos médicos realizados pelas instituições públicas e privadas, no atendimento da população, são ínfimos.
A moção alega que quando a “Tabela SUS”, como é popularmente conhecida a planilha que apresenta os valores repassados, é contrastada com a realidade do mercado de recursos humanos e de suprimentos na área médica-hospitalar a diferença é muito grande, o que prejudica os governos estaduais e federais.
“Algumas pesquisas apontam que o sistema SUS é mantido com 60% dos recursos dos Estados e municípios, enquanto os repasses do governo federal representam apenas 40% dos procedimentos médicos-hospitalares realizados gratuitamente à população.”, afirmou o vereador Rômulo Rippa.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988, através da promulgação da nova Constituição brasileira. É a através dele que os governos procuram assegurar a saúde como um direito de todos e um dever do Estado.
“Com os reajustes da ‘Tabela SUS’ e com os demais recursos públicos na saúde sendo bem geridos: com transparência, eficiência e controle certamente os governos vão melhor contemplar as necessidades da nossa população.”, declarou o autor da propositura.