O vereador Élcio Arruda (PPS) solicitou através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, que a Foz do Brasil informe em seu extrato/boleto de consumo de água/esgoto, que a cidade possui a Tarifa Social. O vereador ainda propôs que a empresa oriente os cidadãos como proceder para obter o benefício.
A “Tarifa Social” teve início no Estado de São Paulo, após projeto apresentado pelo deputado Alex Manente e sancionado pelo Governador na época. Em Porto Ferreira a tarifa foi regulamentada após projeto proposto pelo executivo local, ratificado através de decreto, no início deste ano, contemplando famílias de baixa-renda.
De acordo com o requerimento proposto, ainda são poucas as pessoas que usufruem do benefício, sendo que dezenas de famílias se enquadrariam nesta política de benefícios. Estas medidas irão favorecer várias pessoas que necessitam do auxílio para ter água em suas torneiras e que não tem orçamento para pagar o tributo.
Élcio Arruda ainda relatou que já havia apresentado proposta semelhante no último ano ao extinto SAEF, sem obter o resultado esperado. “Tenho certeza que a Foz, através de sua equipe de funcionários, não medirá esforços para estar trazendo mais este benefício a nossa população mais carente, pois a política da empresa é sempre beneficiar e promover o social, vou estar também propondo medidas sócio-educativas para se evitar desperdícios e o uso sustentável e racional da água, essencial a nossa subsistência e a vida. Sendo representante do povo, parabenizo desde já a empresa por várias medidas que estão sendo tomadas no município, principalmente na melhora do abastecimento, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas as perspectivas são as melhores possíveis a médio e longo prazo”.