A Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou na última segunda-feira, 5, uma indicação que solicita ao prefeito Dr. Maurício Sponton Rasi que realize uma parceria com a Elektro, empresa concessionária de energia elétrica.
A parceria prevê a implantação do “Recicla Elektro” por meio da Divisão de Meio Ambiente. O projeto realiza a troca de resíduos e integra o Programa de Eficientização Energética da Elektro, que tem como objetivo proporcionar aos clientes uma redução na conta de energia elétrica e contribuir a preservação do meio ambiente.
Qualquer cliente residencial da Elektro no município conveniado junto à concessionária, pessoa física, pode se cadastrar no projeto, nos pontos de coleta, munido da conta de energia e receber o cartão do “Recicla Elektro”.
Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.
Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
O projeto piloto está sendo realizado na cidade do Guarujá, pelo período de 12 meses e possui ao todo dez pontos de coleta, sendo nove fixos e um para coletas periódicas em comunidades, principalmente em locais mais afastados. Ao todo, mais de 50 comunidades são beneficiadas no município do Guarujá.
Com a parceria as entidades filantrópicas também poderão ser beneficiadas pelo Recicla Elektro por meio da solidariedade de clientes que doam os bônus às instituições. Em Guarujá, a empresa atua com vários parceiros e apoiadores, recicladores e empresas que sedem espaço para a instalação dos pontos.
Resíduos que podem ser reciclados com o projeto: papel e papelão, garrafas de plástico de refrigerante, latas de cerveja e refrigerante, embalagens tipo longa vida, embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente), ferros em geral, arames e pregos, plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos), e óleo de cozinha.
Todo o resíduo coletado no Guarujá é entregue à Cooperativa de Recicláveis do Guarujá (Cooperben) para triagem e destinação às indústrias de reciclagem. No total, a Elektro criou 15 empregos diretos nesta cooperativa, e já retirou 12 mil toneladas de resíduo do meio ambiente.
Segundo a proposta do vereador Rômulo Rippa, até mesmo a cooperativa de catadores de reciclagem de Porto Ferreira e seus cooperados poderão ser beneficiados com a parceria.
“É economia de energia elétrica para o cidadão, conscientização da necessidade de reciclarmos os materiais e geração de renda e emprego para os trabalhadores da cooperativa em nossa cidade”, afirmou o vereador Rômulo Rippa.
Fonte: http://www.romulorippa.com.br







